Baleias e Reserva Mundial de Surf são temas de palestras na Guarda

A praia da Guarda do Embaú, última ao Sul do município de Palhoça, aprovada recentemente como Reserva Mundial de Surf (RMS), recebe na próxima quinta-feira, dia 23, as 19 horas, no Salão Paroquial da comunidade, o evento “ConVivendo com Baleias”, tema que está em destaque pós o encalhe de uma baleia Bryde na Prainha.

Como a Prainha está dentro da Área de Proteção da Baleia Franca e é de difícil acesso os técnicos decidiram deixar a baleia Bryde no local até sua desintegração pela natureza. O fato gerou muitas dúvidas e também suposições como por exemplo de que atrairia tubarão e de que os banhistas e surfistas estariam sujeitos a doenças.

Diante disso, membros do Comitê Gestor Local da Reserva Mundial de Surf  e da comunidade intermediaram e retiraram as carcaças ainda existentes que  foram enviadas para Laguna, no laboratório da Udesc, para desinfecção e futura exposição ao público.

Assim nasceu o “Convivendo com Baleias” que terá como temas a “Reserva Mundial de Surf: oportunidades e desafios para conservação da zona costeira”, com o jornalista, diretor de Comunicação da ASPG e coordenador do Comitê Gestor Local da RMS, Marcos Aurélio Gungel, o Kito; “Ecologia das grandes baleias da Costa de Santa Catarina”, com Dr. Leonardo Wedekin, da Sócio Ambiental Consultores Associados; “Projeto Baleia Franca: 35 anos de pesquisa e conservação”, com a Dra. Karina Rejane Groch, diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca; “Protocolo de Encalhe e Enredamentos da APA da Baleia Franca”, com Luciana de Paula Moreira, analista ambiental do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e por último “Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos”, com Dr. Pedro de Castilho, professor da Univesidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Segundo os organizadores do evento em sua página no facebook  (https://www.facebook.com/sosriodamadre/photos/gm.429704260710499/825924200892182/?type=3&theater) “esta é uma boa oportunidade para sabermos um pouco mais sobre esses gigantes que habitam nossa zona costeira”.

O evento tem a chancela da Reserva Mundial de Surf (RMS), do Instituto Tabuleiro, da Associação Comunitária da Guarda, do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, do Movimento SOS Rio da Madre e da Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG).

Serviço:

Onde: Salão Paroquial da Guarda do Embaú

Quando: 23/03/2017

Horário: 19 horas

Inscrições: Gratuitas

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × dois =

23 − = 15