Filhote de baleia aparece morto no rio da Guarda do Embaú

A comunidade da paradisíaca praia da Guarda do Embaú, no município de Palhoça, na Grande Florianópolis, acordou nesta manhã de quarta-feira, 22,  sobressaltada com a inusitada presença de um filhote de baleia franca morto na beira rio da Madre, na margem que dá no centrinho da vila.

Filhote de Baleia Franco foi jogado pela maré na beira do rio  na GUarda do Embaú - foto Kito

Filhote de baleia franca  de um mês foi jogado pela maré na beira do rio, na Guarda do Embaú – foto Kito

A operação para retirá-la chamou a atenção das pessoas e durou cerca de três horas. Contou com a participação de técnicos da APA da Baleia Franca, do Projeto Baleia Franca, ICM Bio, da Defesa Civil e da Secretaria Municiapal de Serviços de Palhoça.

Segundo a diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch, a forte ondulação e a maré alta trouxeram o animal que já estaria morto e abandonado pela mãe. “Este filhote de baleia deve ter cerca de um mês de vida pois pesa em torno de 4 a 5 toneladas. A baleia franca chega a ter 80 anos de vida e pesa 60 toneladas”, explicou.

A analista ambiental Luciana Moreira, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CMBio), do governo federal, que também aconpanhou a operação, explicou que nestes casos “será feito uma necrópsia (pesquisa) no animal para entender a causa da morte. Só depois o mamífero será enterrrado”.

Inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, a praia da Guarda do Embaú tem atraído a atenção das pessoas pelo elevado número de baleias que passam pela sua encosta durante os meses de julho a setembo, mas este período pode variar. Segundo as técnicas ambientais,  na semanada passada durante um voo foram vistas 37 baleias francas entre a Guarda do Embaú e Laguna, no Sul do estado.

Fotos: Kito

 

 

1 Comment

  1. Fiquei impressionado com a matéria, pois nunca presenciei uma cena destas no Rio da Madre!

    Reply

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =

19 − 11 =