Comunidade da Guarda prepara homenagens após um ano sem Ricardinho

Familiares, amigos, associação de surfe e governo municipal preparam várias homenagens amanhã, dia 20, para Ricardo dos Santos, quando fará um ano que o surfista morreu após ser baleado por um policial de férias, na Guarda do Embaú, em Palhoça/SC.

placa de cerca de dois metros em formato de prancha doada pela prefeitura de Palhoça será fixada na rótula do centrinho.

Placa de cerca de dois metros em formato de prancha doada pela prefeitura de Palhoça será fixada na rótula do centrinho.

As homenagens começão no período da tarde quando os surfistas farão o tradicional círculo no mar, em seguida será decerrada  uma placa em formato de prancha com a imagem do atleta oferecida pela prefeitura de Palhoça, a ser fixada na rótula do centrinho da Vila da Guarda, quando, o governo municipal, por solicitação da Associação de Surfe e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG), anunciará o Projeto de Lei para que o dia 20 de janeiro seja considerado Dia Municipal do Surfista. Finalizando as homenagens acontecerá uma missa que será realizada no mesmo local da placa.

Com a carreira encerrada prematuramente pela tragédia de seu assassinato  o surfista profissional Ricardo dos Santos foi extremamente vitorioso e reconhecido no mundo do esporte, sempre levando consigo o  nome da terra onde nasceu.

Entre seus feitos está o título de campeão Billabong Pro Jr 2008, em Pichilemu, no Chile; a eliminação do americano onze vezes campeão do mundo, Kelly Slater, e do australiano top mundial Taj Burrow, seu companheiro de equipe, entre outros famosos, em competições mundiais; foi bicampeão das triagens do Circuito Mundial no Tahiti, o que lhe deu o troféu Andy Irons, entre outros feitos.

Sua morte continua sendo muito lembrada e o surfista tem sido reverenciado no mundo inteiro. Atletas do quilate de Gabriel Medina (campeão mundial em 2014), Kelly Slater (onze vezes campeão do mundo), Felipe Toledo (prodígio brasileiro) e Adriano de Souza (campeão mundial 2015), só para citar alguns, demonstraram enorme carinho homenageando, cada um a sua maneira, o Ricardinho da Guarda, como era conhecido.

Reunião para solicitar o Dia do Surfista. sq. p/ dir: surfista Sandro Vidal, prefeito de Santo Amaro da Imperatriz, Camilo Pagani, prefeito de Palhoça, Marcos Aurélio (Kito), dir. comunicação da ASPG e Nodin Varela, pres, da ASPG.

Reunião para solicitar o Dia do Surfista. Esq. p/ dir: surfista Sandro Vidal, prefeito de Santo Amaro da Imperatriz, Camilo Pagani, prefeito de Palhoça, Marcos Aurélio (Kito), dir. comunicação da ASPG e Nodin Varela, pres, da ASPG.

Na música, Gabriel O Pensador, que conhece muito bem a Guarda, fez uma música de repúdio à violência para homenagear Ricardinho.

Portanto, sua rápida, mas contundente e exitosa passagem pelo nosso plano e sua forte ligação com o lugar onde nasceu, a praia da Guarda do Embaú, no município de Palhoça/SC, ficará marcado neste dia fatídico de 20 de janeiro de 2015.

Serviço:

16h00: Circulo no mar (concentração no centrinho da Guarda)

19h30: Entrega da Placa (centrinho)

20h00: Missa no mesmo local