Comtur insere o Turismo na lista de prioridades de Palhoça

O terceira reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) na última quarta-feira, dia 19, na sede da Associação Comercial e Industrial do município (ACIP), contou com a presença do prefeito Camilo Martins e os representantes das pastas  da Infraestrutura; Segurança Pública; Serviços Públicos; Receita, Saúde; Educação; Trânsito, Fundação Municipal de Esportes e Comando da Polícia Militar.

Secretário Alberto Prim (em pé) abriu a reunião do Comtur. Foto - Kito

Secretário Alberto Prim (em pé) abriu a reunião do Comtur. Foto – Kito

Segundo Alberto Prim, secretário de Turismo, o obejtivo é colocar o Turismo na pauta das prioridades do Poder Executivo de Palhoça. “Formamos núcleos no Conselho para definir as prioridades das localidades a fim de antecipar as questões que dificultam a vida do turista que vem para Palhoça. Após o levantamento identificamos as secretarias que podem nos auxiliar e encaminhamos as reivindicações para o prefeito municipal. Com isto esperamos poder antecipar ações que sempre são realizadas em cima do verão, e assim, tratar o setor turístico com mais profissionalismo, como ter um calendário de eventos, por exemplo.” Prim também antecipou que o município estará participando com “stand” na Exposição Internacional de Turismo da Associação Brasileira de Agências de Viagem, que será realizada de 24 a 26 de Setembro, em São Paulo.

Para o prefeito Camilo nada melhor do que ouvir a sociedade para antecipar as soluções. “Ao receber o encaminhamento do Comtur já realizei uma reunião com secretariado e hoje estamos aqui para dizer que iniciaremos as ações em breve, agora já sabendo onde atacar prioritariamente para poder atender bem o turista, principalmente, nas nossas praias no verão que se aproxima e, também, com ações de médio e longo prazo como a  melhoria da qualidade da água e o saneamento básico no Vale do Maciambu (expressão que vem substituindo o nome Baixada do Maciambu)”, destacou o prefeito.

Guarda é um cenário excelente e desafiador

Começou na manhã desta quarta-feira, dia 19, o Workshop “Um jeito novo de pensar e viver a Guarda do Embaú”, tendo como primeira atividade a “Oficina” que reuniu os representantes do Núcleo das Associações da comunidade; dos surfistas; dos pescadores, dos barqueiros e do grupo de mães.

A atividade foi coordenada por Jussara Rocha e Mariana Madureira, consultoras de Turismo e sócias da Raízes Desenvolvimento Sustentável, empresa mineira com experiência em modelos de associativismo nas áreas de Turismo e Artesanato.

Marli Luiza, consultora e Adriano Silveira, coordenador do Núcleo das Associações abriram o evento - foto Kito

Marli Luiza, consultora e Adriano Silveira, coordenador do Núcleo das Associações abriram o evento – foto Kito

Segundo Jussara, é preciso um projeto emergencial visando a chegada do verão e também a médio e longo prazo, com a previsão de três anos de trabalho até solidificar a ideia. “É um trabalho novo para a comunidade e gera expectativa, mas é um cenário excelente para um novo desafio”, afirmou a consultora.

Durante a Oficina os cerca de quinze participantes puderam externar os anseios das suas associações, bem como, tirar dúvidas sobre como será conduzido o Workshop até seu final.

No período da tarde o evento foi aberto ao público. Iniciou com a apresentação da dupla de consultoras sobre diversas experiências da empresa Raízes. “O importante é vocês desejarem, pois aqui dá para perceber que o terreno é fértil de ideias”, destacou Mariana.

Em seguida os participantes foram divididos em grupo e se revezavam respondendo os questionamentos: Como está a situação atual; Como ficará daqui a dez anos e o que fazer para contribuir a fim de mudar o cenário.

As respostas foram expostas ao público e serão avaliadas pela equipe coordenadora e servirão de base para o escopo do projeto a ser apresentado no final do evento.

Amanhã, quinta-feira, dia 20, o workshop continua apenas no período da manhã, quando os representantes das associações conversarão com as organizadoras em separado para externarem seus anseios e demandas.

Serviço:

O quê: Workshop gratuito

Quando: De 19 a 21/08/2015

Onde: Salão Paroquial da Guarda do Embaú – Palhoça – SC

Horário: No período vespertino

Informações: Marli (048) 9633-0090/Adriano (48) 9950-2810

Programação das atividades abertas à comunidade:

Dia 19 (quarta-feira)

14h30 – 17h00 – Raízes: Inspiração, Desafios e Oportunidades de Transformação e Desenvolvimento Sustentável da Guarda do Embaú

(Turismo de base comunitária, empoderamento, redes de desenvolvimento, coesão do território)

Dia 21 (sexta-feira)

16h00 – Raízes:Apresentação de resultados do encontro e do escopo da proposta elaborada pelo Núcleo de Associações e Raízes para as lideranças, instituições públicas e empresas da região

17h00 – Cases de sucesso de Organizações que apóiam projetos que promovem a  transformação social

Célia Fernandes Vicente – Gerente e  Gestora de Projetos OSCIP Moradia e Cidadania

Patrícia Souza – Coordenadora do Instituto Adelina  – Empresa Dudalina

17h30 – Encerramento  – Apresentação da  Orquestra Infanto-Juvenil  de  Violino da Guarda do Embau –  Instituto Casa Nobre 

Workshop para pensar o futuro da Guarda do Embaú

cartaz Workshop divulgacaoO recém criado Núcleo das Associações da Guarda do Embaú, em Palhoça/SC, composto  por representantes das associações Comunitária; Surfe; Pescadores, Barqueiros e Grupo de Mães, esta realizando um “Workshop” no Salão Comunitário, entre os dias 19 e 21 deste mês, com o título “Um jeito novo de pensar e viver a Guarda do Embaú”.

Segundo o coordenador do Núcleo, Adriano Silveira o “evento é gratuito e tem o objetivo de trocar informações e conhecer outras experiências transformadoras de desenvolvimento local com sustentabilidade, para saber e entender o futuro que queremos para o nosso lugar”.

Dividido em dois momentos o “Workshop” vai oferecer “oficinas” apenas para representantes do Núcleo das Associações com a inclusão do tema Reserva Mundial de Surfe (RMS) na pauta, entre outros e “palestras” abertas para toda a comunidade que abordarão projetos de sucesso, como o Instituto Adelina (Empresa Dudalina) e OSCIP Moradia e Cidadania/SC e também, para apresentar o resultado dos trabalhos das oficinas.

Outras atrações ainda estão programadas nos dias do evento. Apresentação da Orquestra Infanto Juvenil de Violino da Guarda do Embaú (Instituto Casa Nova); exposição de imagens do fotógrafo Plínio Bordin e “stands” das Associações do Núcleo e patrocinadores.

A coordenação dos trabalhos será por conta da Raízes Desenvolvimento Sustentável, uma empresa com vasta experiência em ações desta natureza pelo país em projetos baseados em turismo, artesanato e associativismo. Segundo Jussara Rocha, facilitadora do projeto, “a Raízes atuará como uma ponte que conecta as pessoas às informações e conta com a mobilização ativa da técnica em Gestão Socioambiental, Marli Luiza Juarez, assim como dos integrantes do Núcleo das Associações da Guarda do Embaú”.

Serviço:

O quê: Workshop gratuito

Quando: De 19 a 21/08/2015

Onde: Salão Paroquial da Guarda do Embaú – Palhoça – SC

Horário: No período vespertino

Informações: Marli (048) 9633-0090/Adriano (48) 9950-2810

Programação das atividades abertas à comunidade:

Dia 19 (quarta-feira)

14h30 – 17h00 – Raízes: Inspiração, Desafios e Oportunidades de Transformação e Desenvolvimento Sustentável da Guarda do Embaú

(Turismo de base comunitária, empoderamento, redes de desenvolvimento, coesão do território)

Dia 21 (sexta-feira)

16h00 – Raízes: Apresentação de resultados do encontro e do escopo da proposta elaborada pelo Núcleo de Associações e Raízes para as lideranças, instituições públicas e empresas da região

17h00 – Cases de sucesso de Organizações que apoiam projetos que promovem a  transformação social

Célia Fernandes Vicente – Gerente e  Gestora de Projetos OSCIP Moradia e Cidadania

Patrícia Souza – Coordenadora do Instituto Adelina  – Empresa Dudalina

17h30 – Encerramento  – Apresentação da  Orquestra Infanto-Juvenil  de  Violino da Guarda do Embau –  Instituto Casa Nobre

 

Imagens da última reunião do Núcleo das Associação  – fotos por Kito