Filhote de baleia aparece morto no rio da Guarda do Embaú

A comunidade da paradisíaca praia da Guarda do Embaú, no município de Palhoça, na Grande Florianópolis, acordou nesta manhã de quarta-feira, 22,  sobressaltada com a inusitada presença de um filhote de baleia franca morto na beira rio da Madre, na margem que dá no centrinho da vila.

Filhote de Baleia Franco foi jogado pela maré na beira do rio  na GUarda do Embaú - foto Kito

Filhote de baleia franca  de um mês foi jogado pela maré na beira do rio, na Guarda do Embaú – foto Kito

A operação para retirá-la chamou a atenção das pessoas e durou cerca de três horas. Contou com a participação de técnicos da APA da Baleia Franca, do Projeto Baleia Franca, ICM Bio, da Defesa Civil e da Secretaria Municiapal de Serviços de Palhoça.

Segundo a diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch, a forte ondulação e a maré alta trouxeram o animal que já estaria morto e abandonado pela mãe. “Este filhote de baleia deve ter cerca de um mês de vida pois pesa em torno de 4 a 5 toneladas. A baleia franca chega a ter 80 anos de vida e pesa 60 toneladas”, explicou.

A analista ambiental Luciana Moreira, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CMBio), do governo federal, que também aconpanhou a operação, explicou que nestes casos “será feito uma necrópsia (pesquisa) no animal para entender a causa da morte. Só depois o mamífero será enterrrado”.

Inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, a praia da Guarda do Embaú tem atraído a atenção das pessoas pelo elevado número de baleias que passam pela sua encosta durante os meses de julho a setembo, mas este período pode variar. Segundo as técnicas ambientais,  na semanada passada durante um voo foram vistas 37 baleias francas entre a Guarda do Embaú e Laguna, no Sul do estado.

Fotos: Kito

 

 

Comtur de Palhoça volta a atuar

Com discurso de uma profissionalização do setor turístico no município de Palhoça/SC foram empossados, na tarde de ontem, dia 14, os  membros do Conselho Municipal de Turismo do município  para a gestão 2015/2017. Além do secretário de Turismo de Palhoça, Alberto Prim, o prefeito Camilo Martins, a vereadora Maria Rosângela Pratis – que também faz parte do Comtur – e secretários  do município prestigiaram a solenidade.

Foto oficial da posse dos membros do Comtur de Palhoça. Ao centro o prefeito Camilo Martins - foto Nagib De Pieri

Foto oficial da posse dos membros do Comtur de Palhoça. Ao centro o prefeito Camilo Martins – foto Nagib De Pieri

Os integrantes do Comtur são representantes de vários segmentos da sociedade, mas que têm na atividade turística alguma ligação. “Pretendemos que o Comtur seja um indicador para nossas tomadas de decisões, para assim, melhorar e dar sustentação à atividade”, disse o prefeito Camilo.

O secretário Alberto Prim disse que a Secretaria de Turismo foi criada este ano, e que antes, sempre estava ligada a outra pasta. “Este é um momento especial, pois, depois de vários anos inativo, estamos retomando o Conselho Municipal de Turismo, um braço importante para a direção do município no planejamento do setor turístico”, argumentou.

Após a solenidade aconteceu a primeira reunião onde foi escolhido como coordenador Marcos Souza; vice-coordenador, Marcos Aurélio Gungel (Kito) e secretária executiva, Fernanda Moro Cechinel. Além disso já foi agendada a próxima reunião de efetivo trabalho para a próxima terça-feira, dia 21.

Conselho Municipal de Turismo de Palhoça/SC (COMTUR)

Gestão 2015-2017

Coordenação

1 – Secretário de Turismo – Alberto Prim

2 – Coordenador – Marcos Antônio de Souza/Faculdade Municipal de Palhoça (FMP)

3 – Vice-Coordenador – Marcos Aurélio Gungel (Kito) / Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG)

4 – Secretária Executiva – Fernanda Moro Cechinel/ Secretaria de Turismo de Palhoça

Demais Integrantes

Representantes de Associação de Moradores ou Balneárias

 5 – Rosalice Cristina Martins – Associação de Moradores e Amigos da Praia do Sonho

6 – Sisto Tiago de Mattos Júnior – Associação de Moradores da Praia de Fora

7 – Luiz Antônio de Mello Rego – Associação Comunitária  da Guarda do Embaú

8 – Luiz Darella – Associacao dos Protetores do Balneário Ponta do Papagaio

Representantes de Meios de Hospedagem

9 – Rodrigo Veiga – Slaviero Via Catarina

10 – Karin Deppe – Pousada Maria Nicolau

11 – Cláudio Gonçalves – Pousada Água Marinha

Representante de Agências de Viagens e Turismo

12 – Elisa Maria de Siqueira Amaral – Freedom Agência de Viagens

Representantes de Bares, Restaurantes e Similares

13 – Cleuber Adriano Migliorini – Restaurante Beira Rio

14 – Telma Vieira Correia – Restaurante Guarda Gosto

15 – Flávio Santos – Supermercados Santos

Representante de Empresas, Associações, Entidades ou organizações voltadas ao turismo naútico

16 – Afonso Borghesan – Marina Fortaleza Borghesan

Representante da CDL

17 – Eliete Maria Martins – CDL

Representante da ACIP

18 – Leandro Porto da Rosa – ACIP

Representante do Legislativo

19 – Maria Rosângela Pratis – Vereadora

 

 

Festa Julina anima a Guarda este sábado

Será neste sábado, dia 4, que acontece a primeira Festa Julina na Guarda do Embaú,  comandada pelo nativo da Guarda do Embaú, Ed Bol, o poeta. A festa será realizada no centrinho, a partir das 10 horas, com a apresentação de várias  atrações.

Além das comidas e bebidas tradicionais nestas festas e das atrações musicais, acontecerão as corridas de galinha, do ovo, e dos bonecos de personalidades nativas, que Ed Bol apresenta nos Carnavais na Guarda.

arrraiá do ed bol

 “Esta festa será para levantar fundos para o Bloco do Ed Bol, que sai no Carnaval de rua da Guarda e que tradicionalmente fazemos com os bonecos”, comenta Ed Bol.
.

corrida galinha

 

Plínio Bordin lança livro fotográfico na Guarda

O surfista fotógrafo Plínio Bordin lança na Guarda do Embaú, última praia ao Sul de Palhoça/SC, neste sábado, dia 4, no Restaurante Ponto de Encontro, no centrinho, o seu primeiro livro fotográfico.exposição Plinio Bordin

Intitulado Riquezas Naturais do Litoral Catarinense o livro já foi lançado oficialmente em Florianópolis, no dia 17 de junho, e agora desembarca na praia onde o fotógrafo paulista criou raízes.

Com quase 500 imagens do nosso litoral, e tendo na capa o Rio a Madre, na Guarda do Embaú, o trabalho tem patrocínio da Tractebel Energia e  foi editado com recursos da Lei de Incentivo a Cultura do MINC.

Serviço:

O quê? Lançamento do livro Riquezas Naturais do Litoral Catarinense

Quem? Plínio Bordin

Onde? Restaurante Ponto de Encontro (centrinho da Guarda do Embaú/Palhoça/SC)

Quando? 04/07/2015

Horário? 19h30