Ricardinho da Guarda é eternizado na noite do “Oscar do surfe brasileiro”

O surfista Ricardo dos Santos, o Ricardinho da Guarda, assassinado brutalmente por dois tiros em janeiro deste ano, foi muito lembrado na noite de ontem, dia 12, quando aconteceu o Prêmio Gillette Body FLUIR Waves, a 21ª edição do maior evento do surfe nacional, que premiou os melhores surfistas brasileiros de 2014 em 16 categorias – uma a mais do que nos anos anteriores. 

Carol, Fabrício, Gabriel o Pensador, Igor e Marcelo na noite do Oscar do surfe brasileiro

Carol, com o Prêmio Pepê Lopes,  Fabrício, Gabriel o Pensador, Igor e Marcelo, na noite do Oscar do surfe brasileiro

 

Na noite do “Oscar do surfe brasileiro” Ricardinho não recebeu o prêmio de “melhor capa da Revista Fluir”, mas teve duas conquistas muito importantes: recebeu o “Prêmio Pepê Lopes” que é o reconhecimento aos nomes mais importantes da história do surfe no Brasil e só as lendas do esporte o recebem e a partir de agora o Prêmio de “melhor tubo” passa a se chamar  “Prêmio Ricardo dos Santos”, para eternizar o talento do atleta, que era considerado um dos melhores “tube riders” brasileiros da atualidade.

A namorada do surfista, Karoline Esser, disse que “foi muito emocionante estar lá representando o Ricardo, pois receber um prêmio deste porte não tem preço e é muita felicidade”.

Além das conquistas, antes de Gabriel O Pensador encerrar a cerimônia, a Fluir e o Waves exibiram um vídeo emocionante a Ricardo dos Santos.

A festa aconteceu no Teatro Bradesco, na Barra da Tijuca (RJ), e reuniu diversas estrelas do esporte, convidados e personalidades do segmento.

VENCEDORES

MELHOR CAPA
Edição 348 – Aniversário 31 anos

MELHOR SURFISTA FEMININO
Silvana Lima

MELHOR SURFISTA MASCULINO
Gabriel Medina

MELHOR BIG RIDER
Carlos Burle

MELHOR SHAPER
Ricardo Martins

REVELAÇÃO
Italo Ferreira

MELHOR MANOBRA
Filipe Toledo

MELHOR TUBO (Prêmio Ricardo dos Santos)
Gabriel Medina

MELHOR WEBCLIP
Filipe Toledo

VACA MAIS SINISTRA
Pedro Calado

MELHOR LONGBOARDER
Phil Rajzman

MELHOR ANÚNCIO
Oakley

MELHOR ANÚNCIO ONLINE
Vans

MELHOR CAMPEONATO
SP Prime

MELHOR FOTO
Edição 345, Fernando de Noronha, Rafael Calsinski

PRÊMIO PEPÊ LOPES
Ricardo dos Santos

 

Surfistas fora da água na Guarda do Embaú

Desde ontem, dia 5, quando foi colocada a placa que indica o início da safra da tainha na Guarda do Embaú, Sul do Município de Palhoça, na Grande Florianópolis, os surfistas estão literalmente impedidos em praticar seu esporte.  Isto acontece há décadas: quando chega a tainha, os esportistas  são obrigados a respeitar a tradição.

Placa foi colocada no início da trilha do costão da Guarda. Foto Kito

Placa foi colocada no início da trilha do costão da Guarda. Foto Kito

Este ano houve mudança na  data do início da safra do peixe em Santa Catarina, de 15 de maio, antecipou para o dia 1, favorecendo os pescadores artesanais de tarrafa, redes de arrasto e canoas a remo, métodos utilizados na Guarda.

O término da safra ficou estabelecido para o fim de julho, mês em que, normalmente, as tainhas já passaram pelo nosso litoral e  praticantes de surfe e dos esportes aquáticos podem voltar a usufruir do mar.