Ricardinho da Guarda deverá ter um memorial na localidade

O prefeito de Palhoça/SC, Camilo Martins, o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Junior Secco e o artista plástico de São José/SC, Plínio Verani, participaram, hoje, dia 06, no período da manhã, na Guarda do Embaú, de uma reunião com representantes da comunidade e familiares do surfista Ricardo do Santos, para mais uma rodada de conversas sobre o memorial (imagem) para homenagear o surfista assassinado na localidade a tiros no mês de Janeiro deste ano. Este é o segundo encontro. O primeiro aconteceu no gabinete do prefeito.

Esq. p/ dir.: Verani, Secco, Sr. Nicolau, Luciane, Camilo, Kito, Plínio, Madeira e Luis.

Esq. p/ dir.: Verani, Secco, Sr. Nicolau, Luciane, Camilo, Kito, Plínio, Madeira e Luis.

Segundo Camilo, a ideia é homenagear o surfista, mas com a concordância da família e da comunidade. “Gostaríamos de fazer uma homenagem para mostrar o legado deixado por Ricardo, de atleta de ponta no mundo e de defesa do local em que nasceu, mas para isso, precisamos do “de acordo” da família e da comunidade. Além disso, ainda no espírito desta merecida homenagem, poderíamos evoluir para uma revitalização do centrinho e da entrada do Rio da Madre (onde hoje se encontram as placas de sinalização da Fatma e da Associação dos Barqueiros), e ali, neste local, levantar a imagem do atleta”.

Ideia que agradou o artista Plínio Verani. “Um local onde a imagem do surfista estivesse olhando para o rio e para o mar seria o ideal, pois ali, certamente, está a natureza do Ricardo.”

O outro local a ser estudado seria a pequena rótula, no centrinho da vila da Guarda, mas que segundo o artista, “não seria muito interessante, por colocar o surfista de costas para o mar e pela quantidade de fios elétricos via aérea, o que poluiria o visual da imagem do surfista”.

O presidente da Fundação de Esportes salientou o interesse do município em homenagear de forma institucional Ricardinho, “atleta de levou de uma forma espetacular o nome da Guarda do Embaú e do município para os mais longínquos lugares do mundo. Vamos intensificar o contato com os órgãos públicos para viabilizar o local, e de imediato, já estaremos trazendo a equipe técnica de engenharia do município para a primeira avaliação do melhor local”, explica Secco.

A mãe do Ricardo, Luciane do Santos, disse estar agradecida pela iniciativa, mas lembra que só o acordo da família não é suficiente. “Gostaríamos muito de ter o aval da comunidade”, salientou.

A respeito deste assunto, o presidente da Associação Comunitária da Guarda, Luis Rego, presente na reunião, se comprometeu em levar o assunto para a diretoria para que seja tomada uma posição em Assembleia Geral, já que a comunidade surfística, através do presidente da Associação de Surf e Preservação da Guarda (ASPG), Marcos “Kito” Gungel, já se manifestou favorável.

Participaram também do encontro, Nicolau dos Santos (avô), Plínio Bordin (diretor da ASPG), professor Washington Madeira e as tias Juciane e Sonia.

Tainá e Swell se preparam para encarar Gromsearch no litoral paulista

Os surfistas da Guarda do Embaú (Palhoça/SC) Tainá Hinckel Santos e Swell Henrique já estão prontos para encarar o Rip Curl Gromsearch, na Praia do Tombo, em Guarujá/SP, uma das competições mais acirradas para atletas até 16 anos. O  evento marcado para acontecer neste final de semana, 7 e 8, sofreu alteração devido a previsão de poucas ondas e muita chuva, ficando, então, para os próximos dias 14 e 15.

Tainá e Swell se divertindo no Beto Carrero, premio ganho na Olimpíada Estudantil de Surf em Dez/2014 - foto Vivian Henrique

Tainá e Swell no Beto Carrero World, premio ganho na Olimpíada Estudantil de Surf de Palhoça, em Dez/2014 – foto Vivian Henrique

Tainá vai participar de duas categorias. Na Feminino está escalada para a terceira bateria e na Grommets ela será a única menina e vai competir na segunda bateria. Swell participa da categoria Iniciantes e está escalado na sexta bateria.

A 2ª etapa do Rip Curl Grom Search contará com 112 surfistas de oito estados, divididos em quatro categorias. Na iniciante (limite de 14 anos) e na grommet (sub 12), os campeões da temporada serão definidos neste evento, na soma com os resultados da disputa na Praia da Ferrugem, em Garopabada, nos dias 7 e 8 de fevereiro. Já na mirim e na feminina, para surfistas com até 16 anos, os seis melhores dos rankings estarão classificados para a decisão, disputada um dia antes do início da final internacional do evento, que será realizada, pela primeira vez no Brasil, na Praia de Maresias, em São Sebastião, no final de abril.