Rio da Madre é celebrado em livro

Lançado na semana passada, o livro “O Rio que Conta Histórias” do escritor palhocense Rodrigo Haeming, com 40 páginas, nas versões português-espanhol e português-inglês, de leitura fácil e agradável, é o resultado de uma atividade realizada à beira do Rio da Madre com os alunos da Escola de Natação e Surfe da Guarda do Embaú, que está comemorando 25 anos de existência, sob a regência do popular professor Madeira.

Rodrigo e sua obra, uma lição de preservação ambiental - foto Kito

Rodrigo e sua obra, uma lição de preservação ambiental – foto Kito

Como é a nossa relação com a natureza? Sou um dominador da natureza? O que é meu? Como eu uso a natureza? Que recurso ela me dá? Como eu uso este recurso? São questionamentos que leva o leitor a refletir sobre o Rio. que não é só a água que está aqui. “É fundamentalmente as dunas, as raízes, a mata ciliar, a floresta, e o livro fala desta teia, da integração de tudo. Cuidar do rio não é só cuidar da água, mas de toda a área no entorno. É uma campanha que a gente está abrindo, que é cuidar do rio da nascente à foz, porque aí ele vai ter esta vitalidade”, explica Rodrigo.

Segundo o autor, o objetivo do livro é oferecer uma ferramenta a mais para promover a educação ambiental. “Além disso, a ideia é fazer uma parte do livro virar moeda, para que a gente possa comprar material para reequipar a escolinha, porque todos os anos as pranchas se deterioram. Vamos comprar stand up também para deixar para os cadeirantes do Instituto Atletas da Natureza e se  possível comprar uma cadeira especial para os alunos cadeirantes usarem na praia”.

Quem quiser comprar o livro ou buscar informações com o autor poderá entrar em contato pelo e-mail rodrigo-nap@hotmail.com. Exemplares também estão vendidos em lojas da Guarda do Embaú ou pelo próprio autor, como na foto, onde ele mesmo foi ao centrinho da Guarda comercializar e  autografar sua obra.