Termina polêmica e música volta a reinar na Guarda

Em assembléia geral realizada ontem, 18, a comunidade da Guarda do Embaú, município de Palhoça/SC, aprovou por maioria a proposta apresentada pelos donos de bares e restaurantes para o horário do som com bandas até as 2 horas. Este acordo está selado em ata e assinado pelos presentes que deverá ser enviada aos órgãos competentes e começa a valer a partir de hoje, 19. No dia 14 de janeiro de 2015 nova reunião ficou agendada para fazer um balanço da situação.

Salão paroquial da Guarda ficou lotado - foto Kito

Salão paroquial da Guarda ficou lotado – foto Kito

A polêmica vem desde o início de dezembro quando a comunidade sentiu falta de segurança nas madrugadas depois que os bares fecham e o carros com alto volume de som aparecem ne beira do Rio da Madre. Aliado a isso, veio a falta de acústica nos bares. Este é um fato que se arrasta há longos anos, por isso a Associação Comunitária havia decidio que não participaria mais das conversações.

No entato, a não participação da Associação soou como negativo e sem consenso sobre o tema, os órgãos públicos, entre eles a Polícia Militar, a Prefeitura Municipal e a Fundação do Meio Ambiente de Palhoça interferiram proibindo o som com bandas, o que culminou em muitos dias, com a PM exigindo que os estabelecimentos comerciais fechassem suas portas antes da meia noite.

Sem opção para os moradores, sem opção para os donos de bares, os turistas seriam os mais prejudicados, pois é do conhecimento público que um grande contigente de jovens fruquentam a praia e gostam de curtir os bares com som ao vivo. Assim, diante das circunstâncias, a diretoria da Associação Comunitária voltou a discutir o assunto e levou ao conhecimento público ontem as “regras” para que a música volte a “reinar” na Guarda.

Confira como ficou:

A partir de 19/12: de domingo a sexta-feira voz e violão.

Sábados: Banda até às 2 horas.

De 27/12 até 03/01 – Banda até as 2 horas

Virada do Ano: Banda até as 4 horas

Carnaval (4 noites): Banda até as 2 horas.

 

 

 

 

João Carlos é destaque na Olimpíada Estudantil e William Oliveira leva a Open

Dia ensolarado, ondas de um metro na série com boa formação e um ótimo público foi a tônica da inédita Olimpíada Estudantil de Surf, realizada na praia da Guarda do Embaú, município de Palhoça, no último domingo, dia 7.

O estudante João Carlos da 8a. série da Escola Básica Padre Vicente, da Pinheira, se destacou ao vencer as categorias Mirim e Iniciantes - foto William-Zimmermann

O estudante João Carlos da 8a. série da Escola Básica Padre Vicente, da Pinheira, se destacou ao vencer as categorias Mirim e Iniciantes – foto William-Zimmermann

O surfista João Carlos foi destaque da categoria Estudantil vencendo as categorias Iniciantes e Mirim. Na Infantil Swell Henrique confirmou o favoritismo enquanto sua irmã, Lanai foi a campeã da Petiz. Na categoria Aberta o paranaense radicado na Guarda, Willian de Oliveira (Open), conquistou o troféu de campeão e foi para casa de “bike”, enquanto Adriano Lemos (Barriga), foi ao lugar mais alto do pódio na Master e levou a tela do artista plástico Jacob Silveira. A surfista Tainá Hinckel,  em excelente fase, ficou com o troféu e kits de vencedora da categoria Feminino.

A competição atraiu a atenção de sessenta atletas e foi uma iniciativa da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura e da Fundação Municipal de Esportes de Palhoça e a Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG), com a supervisão técnica da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf).

Presente na praia, o secretário de Turismo e Esportes e presidente da Fundação Municipal de Esportes, esportista Júnior Secco, mostrava-se entusiasmado com a energia positiva e a organização do evento. “Foi uma experiência nova de incluir a competição de surf no nosso projeto Palhoça Esportiva. A resposta dada pelos estudantes, pela organização do evento e pelo belo público presente nos faz pensar que poderemos realizar duas etapas desta competição em 2015”, dizia o secretário.

Para os organizadores foi uma ótima oportunidade de congraçamento e estímulo a competição entre os estudantes.  “Avaliamos como muito positivo este evento. Em 2015 queremos melhorar alguns detalhes, mas o resultado esperado já foi alcançado que foi o congraçamento entre os estudantes de Palhoça mesclando com os competidores mais experientes, os pais dos atletas e o público. Vale ressaltar o apoio dos empresários, da mídia, da Prefeitura de Palhoça e da diretoria da ASPG, fundamental para o sucesso da iniciativa”, disse Marcos Aurélio Gungel, o Kito, representante da ASPG.

Além da competição aconteceu a apresentação do Instituto Atletas da Natureza, que há 15 anos faz com que portadores de deficiência física, mental, e auditiva tenham momentos de interação com o Rio da Madre e com o mar da paradisíaca Guarda do Embaú através dos esportes aquáticos, com enfoque no surf. Os voluntários do Movimento SOS Rio da Madre também participaram com seu “stand” e ao final realizaram uma coleta de lixo na areia.

A Olimpíada Estudantil de Surfe 2014 teve o patrocínio da Prefeitura Municipal de Palhoça, Tabuleiro Supermercado e Promídia Comunicação Visual.

O apoio foi do Bigode Restaurante, Tuca´s Bar, Los Frick, Academia do Madeira, Shopping Cópias, Freedom Surf, MadeBez, Origin, Of Team, Silva Materiais de Construção, Soul Surf, Manga Wax, Embausurf Acomodações, Código Brasil, Embausurf Club, Ciclo Vil Bike, Madeireira Matos, Barraca do AG, Bagus, Outside, Kallú Materiais de Construção, Jacob Silveira, Big Bamboo e Made In Guarda.

A divulgação ficou por conta das revistas Da Guarda e Its, jornal Palhocense,  sites Waves e Embausurf e da rádio Pinheira FM 98,3.

Resultados

Petiz

1 – Lanai Henrique (Escola Olga Cerino – Guarda do Embaú)

2 – João Felipe Rego (Colégio Roda Pião – Centro Palhoça)

3 – Rafaela Coelho (Colégio Roda Pião – Centro Palhoça)

4 – Matheus dos Santos (Escola Padre Vicente Cordeiro -Pinheira)

Infantil

1 – Swell Henrique (Escola Padre Vicente Cordeiro -Pinheira)

2 – Nicolas Tonin (Colégio El Cana – Centro Palhoça)

3 – Tainá Hinckel (Colégio Roda Pião – Centro Palhoça)

4 – Luiz Felipe Rego (Colégio Roda Pião – Centro Palhoça)

Iniciantes

1 – João Carlos (Escola Padre Vicente Cordeiro -Pinheira)

2 – Swell Henrique (Escola Padre Vicente Cordeiro -Pinheira)

3 – Tainá Hinckel (Colégio Roda Pião – Centro Palhoça)

4 – Ianni Escobar (Escola Padre Vicente Cordeiro -Pinheira)

Mirim

1 – João Carlos (Escola Padre Vicente Cordeiro -Pinheira)

2 –  Swell Henrique (Escola Padre Vicente Cordeiro -Pinheira)

3 – Eduardo Malagoli (Colégio El Cana) – Centro Palhoça)

4 – Tainá Hinckel (Colégio Roda Pião – Centro Palhoça)

Feminino

1 – Tainá Hinckel

2 – Rafaela Gluscuck

3 – Rafaela Coelho

4 – Lanai Henrique

Master

1 – Adriano Lemos

2 – Júnior Maciel

3 – Carlos Knoll (Gama)

4 – Marcelo Pedro Dias

Open

1 – Willian Oliveira

2 – Adriano Lemos

3 – Wayan Hinckel

4 – Geovan Ramos

 

 

 

 

 

 

Tudo pronto para a Olimpíada de Surfe na Guarda do Embaú

swell henrique- foto Basilio Bosque Ruy tainá hinckel - foto basilio bosque ruyCresce a expectativa para o início da inédita Olimpíada Estudantil de Surfe de Palhoça/SC, que rola na Guarda do Embaú, no próximo domingo, dia 7.

A competição é direcionada para surfistas que estudam nas escolas públicas e privadas do município até 16 anos, divididos em Feminino, Petiz, Infantil, Iniciantes e Mirim. Na outra ponta os surfistas em geral disputam as categorias Open, Feminino, Master e Longboard. O evento ainda terá a participação dos Atletas da Natureza e do Movimento SOS Rio da Madre.

A iniciativa é da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura e da Fundação Municipal de Esportes e a Associação de Surfe e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG), com a supervisão da Federação Catarinense de Surfe (Fecasurf).

Conforme o presidente da ASPG, Marcos Aurélio Gungel (Kito), “a logística já está planejada e a equipe técnica organizada. Além disso, os maiores destaques do esporte no município já garantiram suas vagas.”

Na categoria Estudantes Swell Henrique (vice-campeão Infantil do ranking Interassociações 2014-foto), Tainá Hinckel (campeã do ranking Feminino Interassociações 2014-foto), João Carlos, Rafaela Coelho e Lanai Henrique garantem o show. Já Carlos Kxot e Júnior Maciel fazem mais um duelo na Master. A categoria Longboard com Fernando Barboza e a categoria Open, sempre muito disputada, com as presenças de William Oliveira, Wayan Hinckel, André Adriano, Marcio Souza, Dirceu Silva e Jean Coelho, entre outros, também prometem uma disputa acirrada.

Segundo a organização ainda restam algumas vagas, principalmente nas categorias onde podem inscrever-se surfistas em geral de Palhoça e de outras cidades (Open, Feminino, Master e Longboard), cujo valor da inscrição é de R$ 35,00. Eles concorrem a troféus, “kits” de acessórios,” bike” e tela do artista plástico Jacob´s Silveira. As inscrições devem ser realizadas na loja Origin, no centrinho da Guarda, fone (48) 3283-2596.

Já os estudantes do município de Palhoça participam gratuitamente e disputam troféus, kits e passaportes Beto Carreiro.

Interatividade: A participação especial fica por conta do Instituto Atletas da Natureza que há 15 anos faz com que portadores de deficiência física, mental, e auditiva tenham momentos de interação com o Rio da Madre e com o mar da paradisíaca Guarda do Embaú, seja através do surfe e de outros esportes aquáticos ou de esportes na areia. Segundo o professor Washington, o Madeira, idealizador do projeto, este ano, além dos alunos da Apae de Palhoça, também participarão os alunos da Apae de Santo Amaro da Imperatriz, cidade vizinha de Palhoça.

Meio Ambiente: Os voluntários do Movimento SOS Rio da Madre também estarão presentes com um “stand” colhendo assinaturas para ações em prol do Meio Ambiente e da candidatura da Guarda do Embaú para Reserva Mundial de Surfe, solicitada em 2013. Se houver grande adesão poderá acontecer mais um “abraço” do Rio da Madre.

A Olimpíada Estudantil de Surfe 2014 tem o patrocínio: Prefeitura Municipal de Palhoça, Tabuleiro Supermercado e Promídia Comunicação Visual.

Apoio: Bigode Restaurante, Tuca´s Bar, Los Frick, Academia do Madeira, Shopping Cópias, Freedom Surf, MadeBez, Origin, Of Team, Silva Materiais de Construção, Soul Surf, Manga Wax, Embausurf Acomodações, Código Brasil, Embausurf Club, Ciclo Vil Bike, Madeireira Matos, Barraca do AG, Bagus, Outside, Kallú Materiais de Construção, Jacob Silveira, Big Bamboo e Made In Guarda.

A divulgação fica por conta das revistas Da Guarda e Its, jornal Palhocense,  sites Waves e Embausurf e da rádio Pinheira FM 98,3.

 

Serviço:

 

Data: 07/12/2014 (domingo)

Horário: 8h00

Local: Guarda do Embaú/Palhoça/SC

 

Categoria Estudantil (inscrição gratuita na própria Escola ou na loja Origin):

Mirim (16 anos) – 08 atletas

Iniciantes (14 anos) – 08 atletas

Infantil (12 anos) – 08 atletas

Petiz (Sub-10) – 08 atletas

Feminino – 08 atletas

 

 

Categoria Aberta (inscrição na loja Origin (3283-2596), no centrinho da Guarda – valor R$ 35,00):

Open – 16 atletas

Feminino (aberta) – 08 atletas

Máster (acima de 35 anos) – 16 atletas

Longboard – 08 atletas