Bola cheia

Nem só de surfe e pesca vive a praia da Guarda do Embaú. No último sábado, dia 25, os boleiro0s do futebol de campo da Guarda inauguraram o seu uniforme novo com um empate em 3 x 3 com o São José.

Em pé: seu Vino, Manoel (gagai), Jece, Adilson, Bambam, Marcius, Iel, Rodrigo. Agachados: Reginaldo, Alexandre, Leonardo, Bola, Breno, Vitor, Rodrigo(costela), Tomé e Joãozinho.

Em pé: seu Vino, Manoel (gagai), Jece, Adilson, Bambam, Marcius, Iel, Rodrigo. Agachados: Reginaldo, Alexandre, Leonardo, Bola, Breno, Vitor, Rodrigo(costela), Tomé e Joãozinho.

A festa aconteceu no campo do Ina (Maciambu) e contou com a presença dos amigos, moradores e apoiadores. Segundo Alexandre Correa, a ideia é “incentivar” e convencer a nova geração da Guarda a praticar esportes”.

Ele avisa: “Para marcar  jogos é só falar com o Joãzinho, um dos responsáveis pelo escrete da Guarda, pelo fone (48) 99919116”.

Na foto, em pé seu Vino, Manoel (gagai), Jece, Adilson, Bambam, Marcius, Iel, Rodrigo. Agachados: Reginaldo, Alexandre, Leonardo, Bola, Breno, Vitor, Rodrigo(costela), Tomé e Joãozinho.

Patrocinadores do uniforme: Tuca´s Bar, Guarda do Embaú Video Locadora, Victor Empreendimentos, Peixaria do Castelo e Academia da Guarda.

Tainá confirmada no mundial na Joaquina

A pequena surfista Tainá Hinckel Santos, da Guarda do Embaú/Palhoça, com apenas 11 anos, está tendo um ano recheado de surpresas e boas performances. A novidade desta vez foi a confirmação, hoje, 17, da sua participação no Oceano Santa Catarina Pro – ASP Qualification Series, que começa amanhã na praia da Joaquina, em Florianópolis.

Tainá treinando no Hawaii - foto James Thisted

Tainá treinando no Hawaii – foto James Thisted

Ela é uma das 26 meninas de dez países que entram na na primeira fase do ASP 5-Star feminino. Está escalada na sétima bateria contra  Silvana Lima (BRA), Shelby Detmers (EUA) e Chantalla Furlanetto (BRA).

Vale lembrar que em 2013 ela foi destaque por ser a primeira menina a vencer uma etapa do tradicional circuito masculino Hang Loose Surf Attack, em São Paulo,  o que lhe garantiu a segunda colocação no ranking.

No circuito da Associação de Surfe e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG) do ano passado ela garantiu o título de campeã na categoria Infantil e a terceira colocação na Feminino. No Circuito Catarinense de 2013 terminou na quarta colocação na categoria Feminino.

A nativa da paradisíaca Praia da Guarda do Embaú, em Palhoça/SC, iniciou, portanto, o ano de 2014 trazendo na bagagem várias colocações expressivas na categoria Feminino e também entre os meninos, o que lhe deu fôlego para continuar na caminhada das vitórias, das viagens internacionais e da sua inserção na mídia espontânea.

Vale ressaltar que entre tantas atividades como atleta até o momento, sua performance na Meca do surf mundial, o Hawaii, foi espetacular, quando, este ano, em sua primeira temporada , conquistou o título de campeã na categoria Feminio Sub-13, evento orgnizado pela Hawaiian Surfing Association (HASA).

Na Indonésia, também em 2014, participou de várias competições, sempre concorrendo com atletas com idade superior, tendo como ápice,  o recebimento do troféu de campeã Feminino do Roxy/Quicksilver das mãos do tetra campeão do mundo, o australiano Mark Richards.

O atleta Ricardo dos Santos, também da Guarda do Embaú, é outro do pelotão brazuca que irá representar o município de Palhoça na Joaquina. Ele cai na água na terceira bateria da primeira fase contra Nobuyuki Osawa (JPN),  Chase Wilson (EUA) e Keoni Yan (TAH).

Prefeito de Palhoça manifesta apoio à consagração da Guarda

Prefeito Camilo Martins, de Palhoça/SC, manifestou na tarde de ontem, 9,  total apoio à candidatura da praia da Guarda do Embaú

Prefeito Camilo recebeu atletas e representantes da Associação de Surfe e Preservação da Guarda do Embaú(ASPG)

Kxot, Tainá, Camilo, Kito, Vivian, Nicolas, Ricardo, Junior e Kiko. 

para o título de Reserva Mundial de Surfe (RMS), quando recebeu em seu gabinete representantes e atletas da Associação de Surfe e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG).

Segundo Camilo, o apoio deve ser irrestrito. “Esta é uma ótima oportunidade para que as ondas da Guarda tenham um reconhecimento internacional. Inicialmente vamos colocar um outdoor na entrada da Guarda, na BR-101, enfatizando a campanha e enviar uma moção de apoio à ASPG.”  

Camilo também mostrou disposição para que o município receba em 2015 um evento internacional de surfe, data e nível a ser analisado junto com a Federação Catarinense de Surf (Fecasurf).

Segundo o presidente da ASPG, Marcos Aurélio Gungel, o Kito, as ondas, o surfe e os surfistas da Guarda têm estado distante dos projetos do município e esta é uma ótima oportunidade para a reaproximação, já que a recém criada Fundação Municipal de Esportes, presidida por Junior Secco, que também participou do encontro, tem dado suporte para competições e também para a equipe da ASPG.

Quem também participou da reunião foi o surfista profissional Ricardo dos Santos. Nativo da Guarda, ele é considerado pela mídia da geração “Brazilian Storm” e tem sido referência para os surfistas mais jovens locais e um verdadeiro embaixador do município nas mais distantes ondas do mundo. Exemplo disso é a recente aparição da capa da revista Surf Magazine, uma das mais tradicionais do mundo no segmento.

Acompanharam a reunião ainda os atletas Nicolas Tonin e Tainá Hinckel Santos, o shaper Carlos Kxot, além de Vivian e Luis Henrique (Kiko), pais do atleta Swell Henrique.

Fotos: Divulgação Secretaria Esportes Palhoça

Baleias “dropam” na Guarda

Quem se aventurou nas trilhas, na areia e nas ondas da Guarda do Embaú no dia de ontem 7, teve a felicidade de compartilhar um dos mais belos e raros momentos da natureza, quando quatro enormes Baleias Francas ofereceram um espetáculo.

Baleias Francas visitam a Guarda do Embaú - foto Má juttel

Baleias Francas visitam a Guarda do Embaú – foto Má juttel

Mas quem foi mais agraciado com a súbita aparição foram os surfistas, pois os mamíferos não se intimidaram e passaram muito perto deles. Segundo o Projeto Baleia Franca, esta espécie é a segunda mais ameaçada do planeta e elas têm o hábito de visitar a região entre julho e novembro.

Para pesquisa e conservação foi criada a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, que tem 400 quilometros de extesão, compreendidos desde o norte de Florianópolis/SC, até Cidreira(RS), com sede em Itapiruba, em Imbituba/SC.

Fotos: Má Juttel

Time da ESPN apoia campanha da Reserva Mundial de Surfe pra Guarda

A candidatura da Guarda do Embaú para conquistar o padrão Reserva Mundial de Surfe  ganhou mais um reforço de peso na madrugada deste sábado, dia 4, quando os apresentadores da ESPN Brasil, que transmite o Circuito Mndial de Surfe na França, tanto na TV fechada quanto na Internet, Renan Rocha, Thiago Brant e Edison Leite, “vestiram” a camiseta da campanha.

Ex-top mundial Renan Rocha, Thiago e Edinho durante transmissão do WT na França

Ex-top mundial Renan Rocha, Thiago e Edinho durante transmissão do WT na França

Os apresentadores e também surfistas já conhecem a praia da Guarda, localizada a 50 quilômetros ao Sul de Florianópolis, capital dos catarinenses, há longa data. O ex-top do Circuito Mundial Renan Rocha, por exemplo, que já levou nota 10 numa etapa em Pipeline durante uma competição, pode ser visto nas areias da Guarda e nas ondas com frequência, pois já é quase um morador, o que o motivou mais ainda para entrar na campanha de apoio para que a Guarda do Embaú receba o título de Reserva Mundial de Surfe (RMS), que está em análise na Save the Waves Coalition, com sede na Califórnia.

Desde a implantação do Programa Reservas Mundiais de Surf (RMS), apenas 7 locais no mundo já foram consagrados: Malibu  e Santa Cruz (USA), Ericeira (Portugal), Manly Beach (Austrália), Huanchaco (Peru) Bahia de Todos os Santos (México) e Punta Lobos (Chile). Segundo informações do diretor Executivo da Save de Waves Coalition, Nik Strong-Cvetich, o pedido está sendo analisado.