Moradores debatem temas importantes para a comunidade

Temas importantes como a colocação de lixeiras na vila e a Reserva Mundial de Surfe foram debatidos na noite desta segunda-feira, 22,  por moradores da Guarda do Embaú, em Palhoça/SC. A reunião foi um pedido da Associação Comunitária e teve a participação da Hélia dos Santos, da Pró-Crep da Pinheira (centro de triagem de lixo reciclável) e Marcos Aurélio Gungel (Kito), presidente da Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG).

Associação Comunitária está preocupada com a falta de infraestrutura

Dona Hélia apresentou os aspectos positivos da reciclagem

Luis Mello Rego, presidente da Associação Comunitária, alerta que o verão está chegando e é preciso fazer a gestão do lixo, já que a coleta realizada pela prefeitura não contempla todos os locais e os visitantes não têm alternativa. Falou também da necessidade em melhor identificar as ruas com placas que deverão ser “adotadas” pela iniciativa privada.

Dona Hélia falou da história da reciclagem de lixo na Guarda que começou em 1992 na Escolinha e que hoje já é um exemplo a ser seguido, tendo recebido vários prêmios pela iniciativa. “A ideia é construir uma alternativa na Guarda, ou seja, um lugar para que as pessoas possam trazer seu lixo reciclável sem ter que ir até a Pinheira ou depender do caminhão coletor de resíduos, e a Pró-Crep faria a coleta neste ponto.”

O tema Reserva Mundial de Surfe foi apresentado por Kito, já que foi a ASPG que apresentou pedido de candidatura, tendo em vista, que alguns pontos precisam ser melhor esclarecidos, como por exemplo a relação da Reserva com a questão da pesca da tainha, que segundo ele, nada tem a ver. “A Reserva Mundial de Surfe, se a Guarda vier a ser consagrada, servirá de mais uma camada para proteger a onda e o ecossistema que a rodeia, além de atrair um público diferenciado e possíveis programas de educação ambiental, cultural e esportivo”, disse.

 

Capa mais uma vez

O surfista da Guarda do Embaú, Ricardo dos Santos, 24, acaba de ser “contemplado” com mais uma aparição na capa de uma revista internacional especializada no surfe. Nada mais do que a Surfer Magazine, que desde 1960, portanto, uma das primeiras a divulgar o surfe, está no mercado e é muito conceituada no meio.

Surfista da Guarda emplacou mais uma capa

Surfista da Guarda emplacou mais uma capa

Nas redes sociais Ricardo agradeceu em Português e Inglês: “Muito obrigado Surfer Magazine por essa bela capa na edição de novembro. Foi uma trip brutal que me rendeu muitos bons momentos, o que dá para perceber facilmente na foto. Gostaria também, de deixar os meus agradecimentos a toda equipe do Ulau Manua Resort – Mentawais pela vibe incrivel durante o todo o período em que fiquei no paraíso. Valeuuu, muito amarradão com mais esse passo gigante na minha carreira!! Auuuuuuuuu // Thanks so much Surfercrew for this epic cover. It was an amazing day of surfing at Kandui, lots of barrels with the best guys from new generation. Also, super stoked to hit one of my main goals on my carrier as a surfer. Thanks again, really appreciate the love. Yeww!!”

Mutirão na Guarda marca Dia Mundial de Limpeza das Praias e dos Rios

Um mutirão de limpeza na beira do Rio da Madre, na orla e na trilha da Guarda do Embaú e na Prainha, em Palhoça/SC, marcou, ontem, 20, o Dia Mundial de Limpeza dos Rios, Mares e Lagos, evento que acontece simultâneamente ao redor do planeta.

Voluntária utiliza stand up para limpeza do Rio da Madre

Voluntária utiliza stand up para limpeza do Rio da Madre

 

Em apenas duas horas de mutirão cerca de quinze voluntários e algumas crianças arrecadaram vários sacos de 100 litros com toda espécie de lixo. Desde cadeiras de praia, restos de barraca, placas, metais, e garrafas pet.

Mas, segundo os organizadores membros da Associação de Surfe e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG) e do SOS Rio da Madre, o lixo predominante na beira do Rio da Madre, onde está a área urbana, são as xepas de cigarro, as tampas de garrafa e o anel de alumínio das latas.

Ainda neste quesito, segundo os voluntários, a quantidade de cacos de vidro coletados na beira do Rio da Madre foi assustadora.

 

Ondas da Guarda chamam a atenção da mídia

As ondas da praia da Guarda do Embaú, no Sul do município de Palhoça/SC, considerada uma das mais belas e melhores para a prática do surfe no Brasil estão estampadas na capa da edição deste final de semana, 20 e 21, do jornal de circulação estadual, Notícias do Dia (ND).

Ondas da Guarda chamam a atenção da mídia

Ondas da Guarda chamam a atenção da mídia

Mas o motivo principal é a candidatura da praia para receber o título de Reserva Mundial de Surfe, que foi até este momente destinado há apenas sete locais do mundo: Malibu  e Santa Cruz (USA), Ericeira (Portugal), Manly Beach (Austrália), Huanchaco (Peru) Bahia de Todos os Santos (México) e Punta Lobos (Chile).

A iniciativa da inscrição da Guarda do Embaú foi através da Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG), em julho de 2013. O pedido ainda está em análise.

Segundo Letícia Mathias, jornalista que produziu a matéria, “no impresso não coube tudo, mas no online tá completa”. As fotos são de Daniel Queiroz e Flavio Tin.

Leia online: http://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/198548-a-praia-da-guarda-do-embau-em-palhoca-pode-ser-indicada-como-reserva-mundial-do-surfe.html

 

Limpeza na Guarda

A Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG) e o Movimento SOS Rio da Madre estão convocando os amantes da Guarda do Embaú, no município de Palhoça, para um grande mutirão de limpeza no Rio da Madre e na orla da praia.

O ato acontece amanhã, sábado, a partir das 10 horas, na beira do Rio da Madre, Dia limpeza das praiaspara marcar o Dia Mundial de Limpeza dos Rios e das Praias, comemorado neste dia 20 de setembro. O objetivo é retirar o lixo e participar deste movimento mundial para a conservação dos ambientes marinhos.