Guarda do Embaú ganha mais um apoio

O presidente da recém criada Fundação de Esportes do município de Palhoça, Júnior Secco, garantiu na tarde desta sexta-feira, 29, seu apoio à proposta da Associação de Surfe e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG) para a candidatura da Guarda do Embaú à Reserva Mundial de Surfe (RMS). O apoio foi durante a entrega ao presidente da ASPG, Marcos Aurélio Gungel, o Kito, de um “kit” contendo camisetas alusivas ao fato.

Junior Secco e Marcos "kito" Gungel - foto divulgação

Junior Secco e Marcos “kito” Gungel – foto divulgação

 

Secco, que é um esportista por natureza e praticante de natação desde os 8 anos de idade, é o idealizador da criação da Fundação de Esportes e, fez questão de dizer que a ideia de fazer uma “verdadeira revolução esportiva” está cada vez mais perto de acontecer no município com a criação da Fundação.

 

Quanto à Reserva Mundial de Surfe (RMS), o representante da Fundação disse que é amante da Guarda do Embaú e entende que este título só agregará ao esporte, mais especificamente ao surf, bem como ao turismo sustentável, vocação da praia da Guarda do Embaú. “A consequência é a Palhoça também ser reconhecida mundialmente”, salientou Secco.

Swell Henrique e Tainá Hinckel são destaque da equipe da ASPG na Joaca

Os atletas Swell Henrique (Iniciantes) e Tainá Hinckel (Feminio) da equipe da Associação de Surfe e Preservação da Guarda do Embaú tiveram excelente participação no  Vida Marinha Surfing Games Interassociações, na praia da Joaquina, no último final de semana, 23 e 23, quando subiram ao pódio na quarta colocação. Já a equipe da ASPG, que representou o município de Palhoça, não teve a mesma sorte, e ficou na décima posição.

Equipe da ASPG representou o município de Palhoça na praia da Joaquina

Equipe da ASPG representou o município de Palhoça na praia da Joaquina

 

Com 16 equipes inscritas o evento começou às 08h00 horas do sábado, 23, com o desfile das equipes uniformizadas, e “cerimônia das areias”, onde cada equipe levou a areia de sua praia para unir junto a todas as outras, simbolizando uma grande confraternização do surfe catarinense.

 

Iniciada a cmpetição os atletas tiveram que mostrar muita disposição no primeiro dia do evento nas boas esquerdas, em torno de 1 a 1,5 metros, para escolher as três ondas possíveis, sendo que apenas duas contariam pontos. Ao final do dia algumas equipes já despontavam na briga pelo título, como Balneário Camboriú, Imbituba e São Francisco do Sul. A ASPG figurava entre as intermediárias e ao final do dia terminou na nona posição.

 

O domingo ensolarado prometia show de surf e mesmo o mar tendo baixado um pouco as condições estavam perfeitas para a competição. Dada a largada a torcida na areia aumentava e os atletas “suavam” a camisa para representar suas equipes. Os atletas da ASPG William Oliveira (Open), Jefferson Luiz (Master), Fernado “Cotona” Barboza (Longboard), João Carlos (Iniciantes), Swell Henrique (Infantil) e Tainá Hinckel (Feminino) continuavam no páreo.

 

Com os atletas avançando suas baterias a ASPG chegou a ficar no pelotão intermediário na sétima posição numa disputa acirrada com a praia da Joaquina e a de Garopaba, mas não teve fôlego para ir até o final, terminando sua participação na décima colocação. Os atletas William, João Carlos e Cotona chegaram até semi-final.  Jefferson parou na primeira fase, com Swell e Tainá fazendo a final pegar “fogo” e finalizaram suas participações com a medalha de quarto lugar no peito.

 

Na disputa pelo título por equipes, a Associação Imbitubense levou a melhor, com a Associação Francisquense na segunda colocação, Balneário Camboriú em terceiro e Barra da Lagoa em quarto.

 

A próxima etapa acontece em Balneário Camboriú, nos dias 04 e 05 de outubro,  finalizando no sul do estado, nos dias 29 e 30 de novembro, em local ainda a ser definido, onde será conhecida a equipe campeã de 2014. 

 

Reserva Mundial de Surfe (RMS) – Há um ano tentando a indicação da praia da Guarda do Embaú para a candidatura para concorrer à Reserva Mundial de Surf (RMS) junto à Save The Waves Coalition, a equipe da ASPG levou e levantou a bandeira da campanha para as areias da praia da Joaquina e divulgou a sua intençãobusando apoio dos surfistas e demais participantes do evento. O surfista da elite mundial (WCT) William Cardoso, que representou Balneário Camboriú na Open; Frederico Leite, presidente da Fecasurf;  Antonio Carlos Mafra, do site Tá Naonda e o time da Associação da praia de Garopaba, entre outros,  também aderiram a ideia.

 

A equipe da ASPG tem o apoio da Prefeitura Municipal de Palhoça, através da Secretaria de Esportes e Lazer; Embausurf Acomodações; Outside; Radiadores Iahn; Consesc e Nacional Elevadores; Silva Materiais de Construção; Camping Beira Rio; Código Brasil e Embausurf.com.br.

 

 

 

RESULTADOS INDIVIDUAIS

 

OPEN

1 Julio Terres – ASBL
2 José Muniz – ASESUL
3 Willian Cardoso – ASBC
4 Derek Adriano – AERAN

 

JUNIOR

1 Kaique Oliveira – AERAN
2 Gustavo Ramos – AFS
3 Tyron Gonzales- ABS
4 Giovanne Picaski – ASI

 

MIRIM

1 Matheus Herdy – ASJ
2 Luan Garcia – AFS
3 Luan Piazeira – ASBC
4 Anderson Junior – ASI

 

INICIANTES

1 Victor Ferreira – ASC
2 Lucas Vicente – ASJ
3 Leonardo Barcelos – ASI
4 Uriel Spozaro – ASBL

 

INFANTIL

1 Vinícius Barcelos – ASI
2 Waley Guimarães – ASPI
3 Angelo Gabriel – ABS
4 Swell Henrique – ASPG

 

FEMININO

1 Marina Rezende – ASBL
2 Lucia Cosoletto – ASPI
3 Larissa Adriano – AERAN
4 Tainá Hinckel – ASPG

 

MASTER

1 Jofrey Seibel – ASBC
2 Álvaro Bacana – ASIS
3 Leandro Elias – ASI
4 José Alfredo – AERAN

 

LONGBOARD

1 Márcio Vilela – ASI
2 Otomar Ribeiro – ASG
3 Roberto Vicentin – ASPI
4 Leandro da Silva – AFS

 

Resultado final por equipes 

 

01 ASI – Imbituba 109 pontos
02 AFS – São Francisco do Sul 100
03 ASBC – Balneário Camboriú 99
04 ASBL – Barra da Lagoa 93
05 AERAN – Navegantes 82
06 ABS – Bombinhas 76
06 ASG – Garopaba 76
08 ASPI – Praias de Itajaí 75
09 ASJ – Joaquina 74
10 ASPG – Guarda do Embaú 72
11 ASIS – Ingleses e Santinho 65
12 ASM – Matadeiro 57
13 ASESUL – Sul da Ilha 47
14 ASPR – Praia do Rosa 45
15 ASC – Campeche 31
16 ASPM – Praia Mole 02

Equipe da ASPG encara as olimpíadas do surf catarinense

A equipe da Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG) se prepara para representar o município de Palhoça e encarar as ondas da Joaquina, neste final de semana, 23 e 24, quando acontece a abertura do Vida Marinha Surfing Games Interassociações 2014, considerada como as olimpíadas do surfe catarinense.

Time está  preparado  - foto divulgação

Time está preparado – foto divulgação

 

Além da praia da Joaquina, o Interassociações segue para Balneário Camboriú, nos dias 04 e 05 de outubro, e finalizando no sul do estado, nos dias 29 e 30 de novembro, em local ainda a definir, onde será conhecida a equipe campeã de 2014.

 

Esta é a décima sexta edição de uma das maiores competições por equipes do Brasil, e vai reunir os melhores atletas do estado, representando suas praias e associações na briga pelo título da temporada, nas seguintes categorias: Open (aberta), Junior (sub 18), Mirim (sub 16), Iniciantes (sub 14), Infantil (sub 12), Máster (acima 35 anos), Feminino (aberta) e Longboard (aberta).

 

As competições começam a partir das 08h00 horas com o desfile das equipes uniformizadas, e a “cerimônia das areias”, onde cada equipe leva a areia de sua praia para unir junto a todas as outras, simbolizando esta grande confraternização do surfe catarinense.

 

“Estamos nos preparando desde o ano passado quando realizamos o Circuito APSG de Surf com o intuito de formar nosso time pelo ranking. Já tivemos participações excelentes em anos anteriores como em 2002, quando a ASPG ficou na terceira colocação na segunda etapa com Nodin Silveira (Open) e Fernanda Moura (Feminino) sagrando-se grandes campeões. Ricardo dos Santos também já foi campeão em uma das etapas. Queremos melhorar nossos resultados, por isso, realizamos surf treinos esta semana utilizando o mesmo sistema da competição, que é bateria de apenas 10 minutos onde o atleta pode surfar apenas duas ondas”, explica Kxot, técnico da equipe.

 

Segundo o presidente da entidade e chefe de equipe, Marcos Aurélio Gungel, o Kito, esta também será uma ótima oportunidade para enfatizar a campanha para a indicação da Guarda do Embaú ser considerada Reserva Mundial do Surfe. “Queremos que as outras associações e a comunidade surfística conheçam com melhor profundidade a nossa intenção de valorizar esta que é considerada desde a década de 70 uma das melhores ondas do Brasil para a prática do surfe”.

 

EQUIPE ASPG

Feminino: Tainá Hinkel

Infantil: Swell Henrique

Master: Jefferson Luiz

Mirim: João Carlos

Open: Wiliam Oliveira e Jean Coelho

Junior: Vitor Ramos e Eduardo Jaques Malagoli

Iniciantes: João Carlos

Longboarder: Fernando Barbosa

Técnico: Carlos Kxot

Chefe Equipe: Marcos “Kito” Gungel

 

O time da ASPG tem o apoio da Prefeitura Municipal de Palhoça, através da Secretaria de Esportes e Lazer; Embausurf Acomodações; Outside; Radiadores Iahn; Consesc e Nacional Elevadores; Silva Materiais de Construção; Camping Beira Rio; Código Brasil e Embausurf.com.br.

 

 

Tops prontos para o WCT do Tahiti. Atleta da Guarda não se classificou.

Expectativa para uma das etapas mais esperadas do tour mundial de surf coloca os tops da elite mundial em alerta. Período de espera começou ontem, 15, e vai até o dia 26 deste mês. O atleta da Guarda do Embaú, Ricardo dos Santos, convidado para participar da triagem que escolheu dois atletas para o evento principal, por muito pouco não conseguiu mais esta proeza.

 

Onze vezes campeã do mundo, Slater abre a etapa na primeira bateria - foto Kito

Onze vezes campeã do mundo, Slater abre a etapa na primeira bateria – foto Kito

Ricardo, que é bicampeão das triagens no Tahiti, mesmo ficando com a excelente terceira colocação, não garantiu a vaga no evento principal. “Fiquei em terceiro no trails, por uma bateria não entrei no evento.Mesmo assim estou amarradão, peguei zilhões de tubos hoje”, disparou o atleta na rede social.

 

A expectativa por um swell (ondulação) pesado que está a caminho da Polinésia Francesa fez com que a direção de prova do Billabong Pro Tahiti abrisse mão do primeiro dia da janela de espera, ontem, em Teahupoo.

 

A previsão é de que um swell comece a ganhar bastante pressão na tarde do domingo (17/8) e chegue ao seu ápice na segunda-feira (18/8), com as bombas chegando aos 18 pés.

 

A próxima chamada para avaliação das condições do mar acontece neste sábado, às 13:30 horas (horário de Brasília).

 

Confira ao vivo: http://www.aspworldtour.com/events/2014/mct/698/billabong-pro-tahiti/live

 

Confrontos da primeira fase

1 Kelly Slater (EUA), Sebastian Zietz (Haw), Glen Hall (Irl)
2 Michel Bourez (Pyf), Matt Wilkinson (Aus), Raoni Monteiro (Bra)
3 Taj Burrow (Aus), Adam Melling (Aus), Brett Simpson (EUA)
4 Mick Fanning (Aus), Alejo Muniz (Bra), Mitch Coleborn (Aus)
5 Joel Parkinson (Aus), Adrian Buchan (Aus), Nathan Hedge (Aus)
Gabriel Medina (Bra), Mitch Crews (Aus), Tuamata Puhetini (Pyf)
Adriano de Souza (Bra)Miguel Pupo (Bra), Dion Atkinson (Aus)
8 Nat Young (EUA), CJ Hobgood (EUA), Tiago Pires (Por)
9 Kolohe Andino (EUA), Fred Patacchia (Haw), Aritz Aranburu (Esp)
10 Josh Kerr (Aus), Julian Wilson (Aus), Jadson André (Bra)
11 Owen Wright (Aus), Bede Durbidge (Aus), Travis Logie (Arf)
12 Jordy Smith (Afr), John John Florence (Haw), Kai Otton (Aus)

fonte: waves.com.br

Surfista da Guarda pronto para mais um desafio no Tahiti

O surfista da Guarda do Embaú, Palhoça/SC, Ricardo dos Santos, capa da última edição da revista Fluir, já está no Tahiti para a disputa das duas vagas de wildcard (convite) na sétima etapa do WCT Billabong Pro Tahiti que serão concedidas no Air Tahiti Nui Billabong Pro Trials. A janela da competição do Trials vai de 9 a 12 de agosto em Teahupoo e além do Ricardinho, Bruno Santos e outros convidados brigam pelas vagas.

Ricardo dos Santos venceu os dois últimos Trials no Tahiti em 2011 e 2012

Ricardo dos Santos venceu o Trials no Tahiti em 2011 e 2012

Ricardo dos Santos (BRA) é bicampeão do Trials (2011 e 2012) e terminou em quinto lugar em 2012 após perder para o atual campeão da prova, Mick Fanning, e eliminar em rounds anteriores Kelly Slater e Taj Burrow com uma boa seleção de tubos.

“Sempre é um prazer surfar com apenas alguns caras em Teahupoo”, disse Ricardinho. “É muito maneiro ter a oportunidade de escolher a melhor onda e simplesmente ir. Teahupoo te põe no seu lugar. A onda nunca te deixa cem por cento confortável, é por isso que é a melhor sensação quando você completa o tubo. Minha última onda contra o Slater me deu o melhor sentimento da minha vida.”

Competidores locais

Alain Riou
Jocelyn Poulou
Hira Teriinatoofa
Heiarii Williams
Manoa Drollet
Enrique Ariitu
Tuhiti Haumani
Tikanui Smith

*Outros oito locais serão incluídos.

Internacionais

Damien Hobgood (EUA)
Ian Walsh (Haw)
Anthony Walsh (Haw)
Nathan Hedge (Aus)
Bruce Irons (Haw)
Kamalei Alexander (Haw)
Bruno Santos (Bra)
Koa Rothman (Haw)

Atletas da Billabong

Ricardo dos Santos (Bra)
Jack Robinson (Aus)
Ryan Callinan (Aus)
Josh Moniz (Haw)
Seth Moniz (Haw)
Griffin Colapinto (EUA)
Taylor Clark (EUA)
Alejandro Moreda (Pri)

 

fonte: waves.com.br