Evento de congraçamento e conscientização agitou a Guarda

Tarde de Sol e muito movimento no centrinho da Guarda do Embaú (palhoça), no último sábado, 26, foi a tônica do Iº Arraiá da Rádio Comunitária da Pinheira (98.3 FM), cujo objetivo foi o congraçamento para tornar a rádio mais conhecida, bem como, angariar fundos através do bingo, almoço, comidas típicas, artesanato e feira de trocas, para melhor equipar a emissora. O evento também trouxe música, teatro, maracatu, palestra, conscientização ambiental e boi de mamão.

Movimento intenso no centrinho da Guarda - foto Kito

Movimento intenso no centrinho da Guarda – foto Kito

Algumas entidades como o Movimento SOS Rio da Madre, o Pró-Crep e a Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG) também estiveram presentes com seus “stands”.

O SOS Rio da Madre conscientiza a população sobre as questões do meio ambiente, a qualidade de vida e o crescimento urbano, que vem alterando substancialmente a paisagem da Baixada do Maciambu. Outra bandeira levantada é a falta de saneamento básico na região, fator principal no trato das discussões do Plano Diretor que o Poder Executivo Municipal está apresentando. Além disso, busca sensibilizar a Fatma, órgão que administra o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, para a necessidade da sua reabertura, que há alguns meses foi fechado, deixando o local em completo abandono.

A Pró-Crep, da Pinheira, que facilita a vida das pessoas com sua reciclagem de lixo, apresentou o sabão fabricado através do óleo reaproveitado, uma parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

A Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG), que no dia 3 de julho completou 27 anos de atividades, mostrou sua história com um vasto arquivo de jornais impressos, livros, revistas e documentos, e continua buscando adeptos para a sua campanha de candidatura da onda da Guarda do Embaú como Reserva Mundial de Surf, visando assegurar a proteção dos recursos naturais da orla costeira e reforçar o interesse da prática de surfe no local. Os critérios para a escolha são a qualidade e consistência das ondas, as características ambientais únicas, a cultura do surfe local e sua história, e o apoio da comunidade.

 

Rádio Comunitária realiza primeiro Arraiá na Guarda

A Rádio Comunitária da Pinheira (98,3 FM), na Baixada do Maciambu, Sul de Palhoça, estará realizando na Guarda do Embaú, neste sábado, 26,  o seu Iº Arraiá. O objetivo da festa é um congraçamento para tornar a rádio mais conhecida, bem como os seus apresentadores e o staff, já que a rádio irá transmitir sua programação ao vivo.

O apresentador da 98,3 Pedro Luiz Barreto - foto Kito

O apresentador da 98,3 Pedro Luiz Barreto – foto Kito

 

“Precisamos mostrar para a população que a rádio é comunitária; como se faz para se associar; por que é importante anunciar e apoiar a rádio; porque ela estimula o comércio local e a troca de informações” explica seu presidente, o jornalista e professor universitário Dagoberto Bordin.

 

Algumas atividades para angariar fundos como o bingo, almoço, comidas típicas, também farão parte do evento. “Queremos equipar melhor a rádio com nobreak, HD externo, mais um computador e uma mesa de som para o estúdio de gravação, pois, por enquanto, o serviço é terceirizado”, disse Bordin.

 

O Movimento SOS Rio da Madre entra em especial com a campanha pela reabertura do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, mas com toda sua história, com a discussão sobre o Plano Diretor, etc.

 

A Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG) participa trazendo também sua história, enfatizando a busca pelo título de Reserva Mundial do Surf, cuja indicação está em fase de análise.

 

A Pró-Crep (Centro de Triagem de Lixo Reciclado) da Pinheira e a Feira de Trocas também estarão no evento.

 

No futuro haverá festas nos outros bairros que a rádio alcança.

 

Serviço:

Data: Dia 26/07 (sábado)

Hora: 12 horas (meio dia)

Onde: Restaurante Guarda Gosto (centrinho da Guarda do Embaú)

O quê: Barraquinhas com comidas típicas de festa julina, almoço, espetinho, tapioca e chope.

Atrações: Maracatu, boi-de-mamão, teatro com os Bruxos da Corte, palestra com Luís Carlos Vaz (transforme seu resíduo orgânico em humus. Som ao vivo com Tiago Costa, Aline Lopes e Roberta Silveira, Wagner Silva, Tavinho Canastra, Zabeba, Trio Unha Incravada e Ras Timbre.

Participação de S.O.S Rio da Madre, Feira de Artes e Trocas, ASPG e Pro-Crep.

Mais informações: 3283-2639

Baú de ondas

Diz a lenda que a Guarda do Embaú leva o nome porque foram enterrados alguns baús de ouro e prata na localidade, mas o fato é que ainda sob o efeito da época da tainha que findou, a praia, localizada ao Sul de Palhoça, na Grande Florianópolis/SC, abriu seu baú de ondas entre os dias 15 e 17 deste mês.

O tubo caramelizado que adoça nossas vidas

O tubo caramelizado que adoça nossas vidas

 

O vento do quadrante N/NE e a ondulação de Leste trouxeram as ondas já na terça-feira, 15, em torno de 3 pés (1 metro), e culminaram no dia, 17, com 6 pés (2 metros). A combinação da natureza durante os três dias foi perfeita e mostrou porque é considerada uma das melhores ondas para a prática do surf no Brasil e porque está solicitando a indicação de Reserva Mundial do Surf (WSR).

  

No canto esquerdo, onde os tubos predominaram, as ondas chegaram a 1,5 metros, o suficiente para alegrar a turma que gosta de andar muito “deep” e sentir o “power” da caramelizada onda na boca do Rio da Madre. Já às direitas no meio da praia chegaram a 2 metros. Muito longas e menos tubulares, mas ainda assim com alguns tubos, alegraram a tribo da galera mais atirada e com menos pressão do desgaste da correnteza tradicional do canto.

 

Para nossa sorte lá estavam nossos fotógrafos colaboradores William Zimmermann e Má Juttel, surfistas locais e alguns de plantão que comprovam nossa história.

Praia da Guarda liberada para os surfistas

A praia da Guarda do Embaú, no Sul do município de Palhoça, na Grande Florianópolis, que busca o título de Reserva Mundial do Surf, já está liberada para prática de esportes aquáticos, principalmente o surf, desde o último domingo, 6, no período da tarde. No entanto deve prevalecer a 

Surfistas comemoram a aberturea da praia que poderá vir a ser Reserva Mundial do Surf. abertura de uma das melhores

Surfistas comemoram a abertura da Guarda cuja onda  poderá vir a ser Reserva Mundial do Surf. 

condição  de que se aparecer algum cardume grande de tainha, poderá ser fechada novamente para a sua captura. Este foi o acordo entre a Associação de Pescadores (os Maias) e a Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG).

Como é do conhecimento público, a pesca da tainha, peixe tradicional do inverno no Sul do País, é liberada do dia 15 de maio até o dia 15 de julho para as embarcações. Neste período, várias praias do estado catarinense são fechadas pelos pescadores para a captura do peixe. A alegação é de que o movimento dos surfistas na água espanta o peixe.

A praia da Guarda do Embaú tem esta tradição da pesca da tainha muito enraizada, inclusive com tarrafa, por isso a praia sempre é uma das primeiras a ser interditada para os esportes aquáticos, e em vários momentos na sua história, algumas discussões entre surfistas e pescadores acabaram na delegacia.

Desde 2012, no entanto, as lideranças dos pescadores e dos surfistas têm mantido o diálogo. Neste ano, avançaram nas tratativas se reunindo antes da data prevista para o fechamento e elaboraram um acordo por escrito, onde os surfistas se comprometiam a colaborar para que a praia fechasse no dia 5 de maio, e sua abertura se desse no início de julho, assim que o peixe dissipasse.

Neste aspecto a praia chegou inclusive a ser liberada bem antes, no dia  21 de junho, mas com o aparecimento do peixe, a praia foi fechada novamente no outro dia, e, logo em seguida, no dia 23, foram capturadas 7 mil tainhas em dois “lanços”.

“Senhor dos Pastéis” acredita na seleção canarinho

Não basta torcer, tem que acreditar, e melhor, tem que estar vestido a caráter. Este é o que nos mostra o vendedor de doces e salgados, o Marcos,  muito conhecido na Guarda do Embaú e na Pinheira como o “Senhor dos Pastéis”.

Para mostrar que está acreditando na seleção canarinho nesta Copa de

Marcos, o "Senhor dos Pastéis" acredita no time Brasil

Marcos, o “Senhor dos Pastéis” acredita na nossa seleção

2014, esta semana ele apareceu na Guarda do Embaú de camiseta amarela e com sua “bike”, que ele usa como veículo de transporte, toda enfeitada, trazendo a Bandeira do Brasil na comissão de frente.

Vamos ver se o “Senhor dos Pastéis” tem o poder de fazer com que os jogadores brasileiros, nesta sexta-feira, 4, espantem as más atuações e vençam a Colômbia.