Associação de Surf da Guarda lança Programa Surf Convênio

Faça como o Felipe, da Loja Origin e a Bia e o Bigode, do Bigode Restaurante, na Guarda do Embaú, em Palhoça/SC. ofereça, através do PROGRAMA SURF CONVÊNIO, descontos aos filiados da Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embau (ASPG). IMG_3477

Segundo o presidente da associação, Marcos Aurélio Gungel, o Kito, a ASPG já está cadastrando empresas ou serviços para participarem do PROGRAMA SURF CONVÊNIO 2014, que tem o objetivo de oferecer aos sócios da entidade descontos e tratamento diferenciado.

“O convênio é muito simples e sem custo, terá a duração indeterminada e o seu cancelamento se dará através de comunicação quando uma das partes assim desejar”, explica Kito.

Para participar é preciso que o responsável pela empresa preencha um Termo de Responsabilidade, quando receberá um adesivo e a relação com cerca de 130 sócios da ASPG, que mediante a sua identificação no momento da compra, será beneficiado com o desconto previamente estipulado para tal fim.

Para adesão ao PROGRAMA SURF CONVÊNIO 2014 enviar e-mail para: kitomarcosk@hotmail.com, estevão_hc@hotmail.com.

No facebook: https://www.facebook.com/aspg.guarda?fref=ts

No momento apenas empresas na Guarda do Embaú estão conveniadas:

Loja Origin – 20% desconto

Bigode Restaurante – 20% desconto

Kirei Temakeria – 10 a 15% dependendo do prato

Embausurf Acomodações – 10 a 15% dependendo da época do ano

Sábado tem arraiá na Guarda, tem sim sinhô…

Tá chegando a hora! É a expectativa da galera que tem o surf na veia mas gosta de uma festa “tipo caipira”. É o que diz o convite do Tuca´s Bar, na beira do Rio da Madre, na Guarda do Embaú,em Palhoça/SC,  que pela quarta vez apresenta o “Arraiá” na beira da praia, ou melhor, na beira do Rio da Madre. 

O forró vai comer “solto” com a banda nativa Unha Encravada. A comida típica destas festas também será a atração. Tuca e Marlete (foto),  proprietários do Tuca´s Bar, que já estão com os seus trajes prontos, garantem: “Pode vir trajado a caráter que vai ter muita gente com este espírito”.

Serviço:

4° Arraiá Tuca´s Bar

Dia : 31 de maio 2014
Início : 20:00 hs
Entrada: free até as 22:30
Banda: Unha Encravada com muito forró

No face: https://www.facebook.com/events/278664908974540/permalink/284699585037739/
Muitas comidas, bebidas e brincadeiras!!

 

Jet sky próprio para ondas grandes

O  surfista profissional nativo da Guarda do Embaú, que acaba de chegar do Tahiti, Ricardo dos Santos, está contando com o apoio de um jet sky próprio para poder encarar as ondas grandes.

Considerado um dos melhores surfistas da atualidade em ondas poderosas, exemplo disso foi sua performance em 2013, com vários títulos e capas de revistas, tanto nacionais quanto gringas, Ricardinho da Guarda, como é conhecido, está com seu próprio Jet Sky.

Depois que os surfistas descobriram este equipamento para puxá-los, principalmente nas ondas grandes, aquele atleta que tiver no sangue a busca por ondas gigantes, precisa contar com um Jet Sky, e é claro, com um bom parceiro para pilotá-lo, para, então, conseguir os melhores resultados.

“Adquiri o Jet em setembro de 2013 em parceria com um amigo”, disse enquanto dava um trato no seu “brinquedo” com seu eterno parceiro Andrei, depois de um treino na Prainha.

Perguntado sobre as próximas viagens, disse que está se preparando para surfar nos próximos dias nas Ilhas Mentawai, para fazer uma matéria para a revista Fluir, e depois vai para a Califórnia e México.

 

 

 

Mané Darci e Chalé Marrom na Guarda do Embaú

Em tempos de tainha e com a Lua surgindo atrás do Pedra do Urubú,  a noite do último sábado, 17, atraiu bom público para a paradisíaca Guarda do Embaú, em Palhoça/SC, com a apresentação do Mané Darci e da Banda Chalé Marrom.

foto Kito

Nada mais especial do que curtir com boas risadas as tiradas do mané da Ilha “Darci”.  O “stand up” aconteceu no Restaurante Ponto de Encontro, no centrinho da Guarda. Durante mais de uma hora o artista Moriel da Costa, encarnando no manezinho Darci, interagiu com o público levando a galera ao delírio.

Logo após, no Biruta Bar, na beira do Rio da Madre, muito bom público no mais alto astral curtiu a boa música da banda Cahlé Marrom, que faz a alegria da galera nos verões da Guarda.

 

 

Começa oficialmente o período da pesca da tainha

Começou oficialmente hoje, dia 15,  a temporada da pesca da tainha para as embarcações em Santa Catarina, uma tradição do litoral catarinense, e quando isso acontece, várias praias ficam interditadas para a prática dos esportes náuticos até o início do mês pesca de tarrafa no rio da guarda - foto andréa fariasde julho, quando a tainha desaparece da região.

Muitos conflitos já aconteceram entre os surfistas e os pescadores nos períodos da pesca da tainha em Santa Catarina. Sem regulamentação específica o tema tende a cair no “achismo” entre as partes quando da discussão dos direitos de ir e vir ou o direito da pesca.

Segundo relato dos pescadores, os surfistas, com o movimento das suas pranchas na água, espantam o cardume. Os surfistas por sua vez, dizem que enquanto na água, são rodeados pelos peixes, o que demonstra que não atrapalham a pesca.

Enquanto a discussão permanece, a Federação Catarinense de Surf soltou uma nota hoje, 15, informando que, em reunião com representantes do Ministério Público e dos pescadores ficou definido que as praias liberadas para a prática do surfe e também de outros esportes aquáticos em Florianópolis serão, Joaquina, Mole, Lagoinha do Leste, Matadeiro, Caldeirão, Morro das Pedras e meio do Moçambique.

Em algumas praias do estado catarinense, como a Vila, em Imbituba, é utilizado o sistema de bandeiras, que avisa se é possível surfar, dependendo da existência ou não do cardume.

Na Guarda do Embaú, templo do surf em Palhoça, essa tradição é muito forte, e em vários momentos já acorreram conflitos, pois a praia sempre é fechada com certa antecedência. Geralmente a data é o dia 1 de maio, pois segundo os pescadores, a tainha chega mais cedo do que o dia 15, data estabelecida pela lei.

Este ano, para evitar confusão, representantes da Associação dos Pescadores e da Associação de Surf e Preservação da Guarda (ASPG) se reuniram, quando ficou definido que a praia seria fechada dia 5 de maio, para satisfazer a pesca da tarrafa (foto capa Andréa Farias), e aberta no início de julho, assim que o peixe desaparecer.

Imagens de um grande “lanço” em 2010 na Guarda do Embaú (fotos Kito).