Tainá vai representar o Brasil no PRO JR e já mira nas Olimpíadas

Surfista da Guarda vai representar o Brasil na Austrália e poderá participar da equipe brasileira nas Olimpíadas 2020

A surfista Tainá Hinckel Santos, local da praia da Guarda do Embaú/Palhoça/SC, – praia candidata ao título de Reserva Mundial de Surfe 2016 -, de apenas 13 anos de idade, está sendo considerada pela mídia e pela maioria dos “experts” no assunto, uma promessa prestes a se concretizar no surfe feminino brasileiro.

taina_saqua_ripcurl_16Prova disso é a confirmação esta semana pela WSL South América de que Tainá será a representante do Brasil e, consequentemente, da América do Sul, no campeonato mundial Pró-Junior (WSL World Junior Championship), que vai acontecer na Austrália, em Kiama, cidade localizada a 120 Km ao sul de Sydney, em New South Wales. A decisão será entre os dias 4 a 13 de janeiro. O evento vai definir os campeões das temporadas 2016 e 2017 da categoria dos melhores surfistas do mundo com até 18 anos de idade.

Tainá acabou de trazer para casa a taça de campeã brasileira sub-18, que rolou em Itamambuca/SP e já foi confirmada pela WSL com base no título que conquistou no único torneio da categoria este ano, em San Bartolo, no Peru, quando foi a vencedora.

Mas a atleta de apenas 13 anos tem mais para comemorar. Segundo seu pai e técnico, Carlos Kxot, Tainá foi sondada recentemente por representante do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para participar de eventos nos moldes das Olimpíadas 2020, que acontecerão no Brasil, em Fevereiro de 2017.

Com vistas ao futuro que se aproxima a atleta, que já surfou no Hawwai, Indonésia, América Central, entre outros lugares, tem treinado dentro e fora da água com muito afinco. No mar ela é acompanhada por seu pai e técnico e na academia tem a parceria do professor George Madeira, que faz o trabalho de fisiologia do exercício aplicado ao treinamento do surf, fortalecimento dos músculos, estabilização das articulações e aprimoramento ao surf através de exercícios funcionais e Cross fit.

A respeito destes últimos acontecimentos na vida da jovem atleta, ela encara com naturalidade e ainda faz um chamamento para a torcida: “Estou muito feliz em ir para a Austrália representar o Brasil e a América do Sul. Vou procurar me divertir, pegar altas ondas e conseguir uma boa colocação. Nós vamos com tudo! Agora, participar da primeira vez em que o surf vai fazer parte das Olimpíadas com certeza vai ser uma honra. Espero conseguir esta vaga para fazer parte do time brasileiro de surf olímpico 2020. São sonhos que estou conseguindo realizar. Conto com toda a torcida brasileira!”.

 

 

Festa Julina anima a Guarda este sábado

Será neste sábado, dia 4, que acontece a primeira Festa Julina na Guarda do Embaú,  comandada pelo nativo da Guarda do Embaú, Ed Bol, o poeta. A festa será realizada no centrinho, a partir das 10 horas, com a apresentação de várias  atrações.

Além das comidas e bebidas tradicionais nestas festas e das atrações musicais, acontecerão as corridas de galinha, do ovo, e dos bonecos de personalidades nativas, que Ed Bol apresenta nos Carnavais na Guarda.

arrraiá do ed bol

 “Esta festa será para levantar fundos para o Bloco do Ed Bol, que sai no Carnaval de rua da Guarda e que tradicionalmente fazemos com os bonecos”, comenta Ed Bol.
.

corrida galinha

 

Ricardinho vai representar o Brasil na disputa pelo melhor tubo em Portugal

O surfista da Guarda do Embaú, Ricardo dos Santos, foi um dos escolhidos na votação para eleger os surfistas que vão participar no Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong, evento que vai juntar alguns dos melhores tube riders nacionais e internacionais num dia de ondas perfeitas na praia de Carcavelos, em Cascais. Ricardinho vai se juntar a Aritz Aranburu e Pedro Vianna “Scooby” na categoria de Surfistas Estrangeiros, inédita na história do evento.

Enquanto aguarda a chamada para a competição Ricardinho cuida da sua "máquina" - foto Kito

Enquanto aguarda a chamada para a competição Ricardinho cuida da sua “máquina” – foto Kito

A votação teve um total de 90.000 votos em 103 países e 1253 cidades e aconteceu no website oficial do evento entre os dias 7 e 13 de janeiro. A janela de espera do evento começa hoje, dia 15 de janeiro, e segue até o dia 15 de março. A premiação do Capítulo Perfeito é de 7,5 mil euros.

Na categoria de Competidores os atletas escolhidos foram Frederico MoraisVasco RibeiroTiago PiresJosé FerreiraMiguel Blanco Marlon Lipke

Entre os  Free Surfers, atletas patrocinados e apoiados por marcas para percorrerem o país e o mundo em busca das melhores ondas, os três surfistas selecionados foram Francisco Alves, João Guedes e Ruben Gonzalez.

Já na categoria de Soul Surfers, surfistas alheios à indústria do surf mas que incessantemente buscam ondas perfeitas, o nome mais votado foi Alexandre Ferreira.

Quem também garantiu acesso à competição foi Nathan Hedge, ex-membro do World Tour da ASP (agora World Surfing League) e atual nº 32 do WQS, a quem a organização optou por atribuir o wildcard de salvação, reservado a um dos atletas não-apurados pelo público. Pelo seu historial no surf mundial, pela sua reputação em ondas tubulares e pelo seu carisma, o australiano acabou por merecer a preferência unânime  da organização e da Comissão de Notáveis, fechando a lista de wildcardscomposta por Nicolau von Rupp (vencedor da edição anterior) e Rodrigo Herédia (surfista local).

 

Moradores debatem temas importantes para a comunidade

Temas importantes como a colocação de lixeiras na vila e a Reserva Mundial de Surfe foram debatidos na noite desta segunda-feira, 22,  por moradores da Guarda do Embaú, em Palhoça/SC. A reunião foi um pedido da Associação Comunitária e teve a participação da Hélia dos Santos, da Pró-Crep da Pinheira (centro de triagem de lixo reciclável) e Marcos Aurélio Gungel (Kito), presidente da Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG).

Associação Comunitária está preocupada com a falta de infraestrutura

Dona Hélia apresentou os aspectos positivos da reciclagem

Luis Mello Rego, presidente da Associação Comunitária, alerta que o verão está chegando e é preciso fazer a gestão do lixo, já que a coleta realizada pela prefeitura não contempla todos os locais e os visitantes não têm alternativa. Falou também da necessidade em melhor identificar as ruas com placas que deverão ser “adotadas” pela iniciativa privada.

Dona Hélia falou da história da reciclagem de lixo na Guarda que começou em 1992 na Escolinha e que hoje já é um exemplo a ser seguido, tendo recebido vários prêmios pela iniciativa. “A ideia é construir uma alternativa na Guarda, ou seja, um lugar para que as pessoas possam trazer seu lixo reciclável sem ter que ir até a Pinheira ou depender do caminhão coletor de resíduos, e a Pró-Crep faria a coleta neste ponto.”

O tema Reserva Mundial de Surfe foi apresentado por Kito, já que foi a ASPG que apresentou pedido de candidatura, tendo em vista, que alguns pontos precisam ser melhor esclarecidos, como por exemplo a relação da Reserva com a questão da pesca da tainha, que segundo ele, nada tem a ver. “A Reserva Mundial de Surfe, se a Guarda vier a ser consagrada, servirá de mais uma camada para proteger a onda e o ecossistema que a rodeia, além de atrair um público diferenciado e possíveis programas de educação ambiental, cultural e esportivo”, disse.

 

Limpeza na Guarda

A Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG) e o Movimento SOS Rio da Madre estão convocando os amantes da Guarda do Embaú, no município de Palhoça, para um grande mutirão de limpeza no Rio da Madre e na orla da praia.

O ato acontece amanhã, sábado, a partir das 10 horas, na beira do Rio da Madre, Dia limpeza das praiaspara marcar o Dia Mundial de Limpeza dos Rios e das Praias, comemorado neste dia 20 de setembro. O objetivo é retirar o lixo e participar deste movimento mundial para a conservação dos ambientes marinhos.

Tops prontos para o WCT do Tahiti. Atleta da Guarda não se classificou.

Expectativa para uma das etapas mais esperadas do tour mundial de surf coloca os tops da elite mundial em alerta. Período de espera começou ontem, 15, e vai até o dia 26 deste mês. O atleta da Guarda do Embaú, Ricardo dos Santos, convidado para participar da triagem que escolheu dois atletas para o evento principal, por muito pouco não conseguiu mais esta proeza.

 

Onze vezes campeã do mundo, Slater abre a etapa na primeira bateria - foto Kito

Onze vezes campeã do mundo, Slater abre a etapa na primeira bateria – foto Kito

Ricardo, que é bicampeão das triagens no Tahiti, mesmo ficando com a excelente terceira colocação, não garantiu a vaga no evento principal. “Fiquei em terceiro no trails, por uma bateria não entrei no evento.Mesmo assim estou amarradão, peguei zilhões de tubos hoje”, disparou o atleta na rede social.

 

A expectativa por um swell (ondulação) pesado que está a caminho da Polinésia Francesa fez com que a direção de prova do Billabong Pro Tahiti abrisse mão do primeiro dia da janela de espera, ontem, em Teahupoo.

 

A previsão é de que um swell comece a ganhar bastante pressão na tarde do domingo (17/8) e chegue ao seu ápice na segunda-feira (18/8), com as bombas chegando aos 18 pés.

 

A próxima chamada para avaliação das condições do mar acontece neste sábado, às 13:30 horas (horário de Brasília).

 

Confira ao vivo: http://www.aspworldtour.com/events/2014/mct/698/billabong-pro-tahiti/live

 

Confrontos da primeira fase

1 Kelly Slater (EUA), Sebastian Zietz (Haw), Glen Hall (Irl)
2 Michel Bourez (Pyf), Matt Wilkinson (Aus), Raoni Monteiro (Bra)
3 Taj Burrow (Aus), Adam Melling (Aus), Brett Simpson (EUA)
4 Mick Fanning (Aus), Alejo Muniz (Bra), Mitch Coleborn (Aus)
5 Joel Parkinson (Aus), Adrian Buchan (Aus), Nathan Hedge (Aus)
Gabriel Medina (Bra), Mitch Crews (Aus), Tuamata Puhetini (Pyf)
Adriano de Souza (Bra)Miguel Pupo (Bra), Dion Atkinson (Aus)
8 Nat Young (EUA), CJ Hobgood (EUA), Tiago Pires (Por)
9 Kolohe Andino (EUA), Fred Patacchia (Haw), Aritz Aranburu (Esp)
10 Josh Kerr (Aus), Julian Wilson (Aus), Jadson André (Bra)
11 Owen Wright (Aus), Bede Durbidge (Aus), Travis Logie (Arf)
12 Jordy Smith (Afr), John John Florence (Haw), Kai Otton (Aus)

fonte: waves.com.br

Baú de ondas

Diz a lenda que a Guarda do Embaú leva o nome porque foram enterrados alguns baús de ouro e prata na localidade, mas o fato é que ainda sob o efeito da época da tainha que findou, a praia, localizada ao Sul de Palhoça, na Grande Florianópolis/SC, abriu seu baú de ondas entre os dias 15 e 17 deste mês.

O tubo caramelizado que adoça nossas vidas

O tubo caramelizado que adoça nossas vidas

 

O vento do quadrante N/NE e a ondulação de Leste trouxeram as ondas já na terça-feira, 15, em torno de 3 pés (1 metro), e culminaram no dia, 17, com 6 pés (2 metros). A combinação da natureza durante os três dias foi perfeita e mostrou porque é considerada uma das melhores ondas para a prática do surf no Brasil e porque está solicitando a indicação de Reserva Mundial do Surf (WSR).

  

No canto esquerdo, onde os tubos predominaram, as ondas chegaram a 1,5 metros, o suficiente para alegrar a turma que gosta de andar muito “deep” e sentir o “power” da caramelizada onda na boca do Rio da Madre. Já às direitas no meio da praia chegaram a 2 metros. Muito longas e menos tubulares, mas ainda assim com alguns tubos, alegraram a tribo da galera mais atirada e com menos pressão do desgaste da correnteza tradicional do canto.

 

Para nossa sorte lá estavam nossos fotógrafos colaboradores William Zimmermann e Má Juttel, surfistas locais e alguns de plantão que comprovam nossa história.

Casa do Tito

titofachada

 

Para até 08 pessoas – aproximadamente 500 metros da praia – 03 quartos com cama de casal e ventilador de teto – sala e cozinha conjugadas com todos os utensílios – 01 banheiro – varanda com churrasqueira – , estacionamento interno

Contato: Tito (048) 9668-0229 – e-mail: titopro@ig.com.br

Casa do Preto

fachada nova

 

 

 

 

 

 

 

03 quartos – 01 suíte com cama de casal, 01 quarto com cama de casal, 01 quarto solteiro com 3 camas. Todos com AC. Sala e cozinha conjugadas com todos os utensílios. 02 banheiros com área de serviço com churrasqueira e mesa de sinuca, ventiladores de teto. Garagem com portão eletrônico para 3 carros.

Contato: Preto (48) 9945-2381
Kátia: (48) 9914-4393
E-mail:katiamarquees@gmail.com

 

Morada do Pescador

fachada

Aptos. na parte inferior da casa para até 4 pessoas a 300 metros da praia. Cozinha completa conjugada com a sala, com TV, ventiladores, quarto casal, banheiro, área comum de lazer com churrasqueira, estacionamento interno. Disponibilizamos roupas de cama e toalhas.

Contato: (48) 9948-1381/9930-2816 com Eva ou Adilho.
E-mail: eva.benta25@hotmail.com

Casa do Nyucler

frente

Casa há apenas 300 metros da praia. Para oito pessoas ou três casais, com três quartos, cozinha completa, TV na sala com Sky, dois banheiros, churrasqueira, varanda, garagem e estacionamento interno, ventilador de teto nos quartos, rede .

Importante: ACEITAMOS CACHORRO.
Fone: (48) 9804-0964
E-mail: nyucler@gmail.com